Na tarde da última segunda-feira, 17, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma reunião com os alunos com deficiência auditiva e seus responsáveis. No encontro, que também contou com a participação de professores, foi realizada a avaliação do dispositivo eletrônico com sistema de frequência modulada/FM. O equipamento foi entregue há cerca de 30 dias e é composto por um microfone transmissor, que é utilizado pelo professor, e um receptor, usado pelos estudantes com a deficiência.

A representante da empresa responsável pelo equipamento, Juliana Púlio Morales, conversou com os professores e os pais dos alunos para saber quais foram os resultados com dispositivo eletrônico na escola e no ambiente familiar. Além disso, foi efetuado alguns testes para verificar se todos os aparelhos estavam em perfeito funcionamento.

Evanice Orico Duarte

Para os professores e os pais, o uso do aparelho eletrônico é motivo de satisfação. Segundo a professora da sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, Evanice Orico Duarte, o desempenho dos estudantes melhorou bastante após o uso do dispositivo FM. Como exemplo, ela cita a aluna Mariana de Ângeles Estrela, 11 anos. “Mariana passou a escutar e se comunicar melhor tanto na sala de aula quanto na sala de Recursos Multifuncionais. Nessa segunda aplicação dos testes houve uma mudança significativa, pois ela já respondeu no primeiro comando. O dispositivo realmente filtrou mais o som e facilitou a compreensão”.

Luciana Freitas Santos é mãe de Paulo, 6 anos, que também recebeu o dispositivo FM. Para ela,

Luciana Freitas Santos

o equipamento melhorou até o desempenho do filho em casa. “Ele passou a falar mais e ter mais interesse em ir à escola. Está mais tranquilo em relação ao comportamento e interage mais com os coleguinhas”, explicou.

Os cinco alunos com deficiência auditiva que receberam o dispositivo eletrônico são das escolas municipais Frei Serafim do Amparo, Padre Aguiar, Zica Pedral, José Rodrigues do Prado e Otaviano Salgado.

Saiba mais sobre o sistema – O dispositivo adota o sistema de frequência modulada/FM para filtrar a voz do professor, eliminando os ruídos da sala de aula. Isso ajuda a melhorar a acessibilidade acústica dos alunos com deficiência auditiva, que usam aparelhos de amplificação sonora e implante coclear – equipamento eletrônico que proporciona aos seus usuários a sensação auditiva próxima ao fisiológico.

As instituições de ensino selecionadas para receber o projeto piloto contam com salas de recursos multifuncionais implantadas, oferecem atendimento educacional especializado e têm estudantes com deficiência auditiva matriculados nos três anos iniciais do ensino fundamental.