Educação
Postado em 4 de julho de 2025 as 09:01:22
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu, nessa quinta-feira (3), a visita de alunas da disciplina Gestão Educacional II, no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O objetivo foi conhecer como está organizada e como funciona, para entender a gestão como uma rede tão grande e complexa como a rede municipal de ensino de Vitória da Conquista.
Professora no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Sandra Márcia Campos Pereira leciona no curso de Pedagogia na Gestão Educacional I e II. Ela explicou que se trata de uma disciplina com creditação teórica e prática.
“Fazemos esta ponte, diálogo com escolas, e por se tratar de gestão, trabalhamos na perspectiva dos aspectos administrativos, políticos e pedagógicos da gestão”. Ela acrescentou que no grupo havia alunas que não conheciam a Smed. “Todas puderam conhecer o funcionamento, o trabalho dos setores, principalmente do Núcleo Pedagógico. Fomos muito bem recebidas. Todos da Smed foram bem acolhedores. Estou muito grata ao grupo que organizou e nos recebeu nesta visita”, disse a professora.
- Sandra
- Melissa e Séfora (Smed)
A aluna Melissa Almeida Cunha foi à Smed pela primeira vez, e considerou a experiência muito interessante. “Nos proporcionou conhecer melhor como é o funcionamento, as diversas instâncias em que os temas que perpassam as escolas são tratados e trabalhados dentro da secretaria, para que possamos ter um olhar mais amplo. Muitas vezes achamos a Smed como totalmente distante da escola e esta visita me fez perceber o quão ela se importa em se aproximar das escolas, compreender as demandas e atender aquilo que a escola exige”.
O secretário Edgard Larry destacou a importância de receber as estudantes de pedagogia para conhecer todo o organograma da Smed. “Estamos gerindo uma rede educacional com mais de 44 mil alunos matriculados. Isso aumenta a nossa responsabilidade em continuar o trabalho de oferecer uma educação pública de qualidade”, afirmou.