A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem intensificado o trabalho para garantir a qualidade de vida de famílias que moram em regiões de caatinga. Durante essa semana, a equipe da secretaria está trabalhando na aração dos campos de pequenos produtores e na preparação do solo para o plantio.

Odir Freire

O secretário de Agricultura, Odir Freire, explicou que a secretaria possui um cronograma de trabalho que define as localidades que serão aradas, considerando a época adequada para o plantio em cada região. “O trabalho não para. Mesmo com as chuvas, a Prefeitura continua trabalhando em benefício dos moradores da zona rural”, afirmou o secretário.

Nessa sexta-feira, 29, as máquinas estão na região de Lagoa de Mulatinho, distrito de José Gonçalves. Cerca de quarenta famílias de pequenos produtores serão beneficiadas com a aração. “Nesse período, chamado das águas, nós priorizamos a região da caatinga, porque tem um solo mais compactado e esse é o período propício para aração. Nas demais regiões, o trabalho pode ser feito em outras épocas”, informou o engenheiro agrônomo João Rubens Oliveira.

Além disso, a Semagri tem intensificado o trabalho de construção de barragens e aguadas que contribuem para a subsistência dos moradores da zona rural, durante a estiagem. A equipe deu início a construção de uma aguada no Assentamento Tigre e concluiu o trabalho em mais uma barragem no distrito de Cercadinho. Esta, com capacidade para 50 milhões de litros de água.