Desenvolvimento Social
Postado em 2 de dezembro de 2023 as 08:41:37
A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu uma visita de agricultores das hortas comunitárias do Recanto das Águas e do Jardim Valéria ao Orquidário Municipal e ao Meliponário nesta semana.
Segundo a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, a ação teve o objetivo de favorecer novos conhecimentos para que as agricultoras possam aplicar em suas hortas. “A nossa intenção é oferecer a elas oportunidades de adquirir novos conhecimentos, contribuindo para agregar valor e sustentabilidade às atividades desenvolvidas nas hortas comunitárias”, disse.
Além do momento de socialização com um piquenique e ginástica laboral, o encontro também proporcionou aprendizados sobre apicultura e o cultivo de orquídeas, por meio de palestras ministradas pela médica veterinária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Rebeka Oliveira, e pela bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Danielly Campos.
Quem conduziu a ginástica laboral foi a educadora física do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Hellis Paula, que destacou a importância de momentos de descontração entre as trabalhadoras. “Buscamos proporcionar um momento de relaxamento, socialização e também de conhecimento. E a atividade física no cotidiano é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal, à fadiga originada por esforços excessivos, realizados repetidamente no trabalho, por isso a importância de levar a ginástica laboral às agricultoras”, explicou a educadora.
Visitando o Orquidário pela primeira vez, a agricultora da horta comunitária do Jardim Valéria, Gildete Nascimento, considerou a ação muito benéfica. “Para mim, foi uma maravilha. A gente trabalha na horta, mas não tira aquele tempo para fazer exercício, alongar o corpo, então participar aqui no Orquidário foi uma coisa de grande importância”, disse.