Os agentes de trânsito passam por constantes capacitações, a exemplo do curso de pilotagem de motos da Polícia Militar realizado nesta semana

Profissionais que têm como missão orientar e conscientizar condutores e pedestres que transitam diariamente pelas vias públicas, organizando e disciplinando o trânsito e dando suporte em casos de acidentes ou na realização de eventos. Esses são os agentes municipais de trânsito, servidores públicos municipais devidamente capacitados para o exercício da função.

Os agentes de trânsito, que atuam de acordo as normas do Código de Trânsito Brasileiro, podem ser vistos nas ruas e avenidas exercendo suas atribuições, entre elas as atividades de fiscalização e autuação das infrações.

Herling Conceição

Para o coordenador municipal de Trânsito, Herling Conceição, a importância do trabalho dos agentes de trânsito é indiscutível. “Todos nós, em determinado momento, estamos no trânsito, seja a pé ou utilizando algum tipo de veículo, e essa movimentação depende de harmonia e de regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro. É o agente de trânsito que zela para que essas regras sejam cumpridas e garantam segurança tanto de transeuntes quanto de condutores”.

Diego Dantas

O agente de trânsito Diego Dantas, que desempenha essa função em Vitória da Conquista há seis anos, destacou a atuação dos agentes na preservação da vida. “Trabalhamos de forma ativa, salvando vidas e contribuindo para o deslocamento dos transeuntes”, ressaltou.

Reginaldo Brito

Já Reginaldo Brito atua na função há 11 anos, desde quando ingressou no funcionalismo público por meio de concurso. Na ocasião, o profissional, que passou por uma capacitação, lembra que as qualificações destinadas aos agentes são permanentes. “Sempre estamos participando de cursos que ajudam no nosso trabalho, e percebemos isso, vendo mudanças no comportamento dos motoristas”, disse.