Os Agentes Rurais da Atenção Básica que atuam zona rural participaram, na manhã desta quinta-feira (9), de uma qualificação sobre manobras de desengasgo, realizada na Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente. A atividade faz parte da programação da Semana do Bebê e foi conduzida pelo socorrista do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192, Vailson Lopes.

O profissional demonstrou aos agentes, na prática, o passo a passo para prestar o primeiro socorro a uma criança em situação de engasgo e também orientações de prevenção para que não aconteça. “Nós já iniciamos esse projeto de treinar os agentes rurais há três meses, levando técnicas simples e básicas de primeiros socorros que na necessidade de serem aplicadas, esses agentes com certeza farão diferença no atendimento”, explicou o socorrista.

Os agentes também aprenderam sobre manobras de socorro para outras situações e também como evitar que as crianças sejam vítimas de outros tipos de acidentes como queimaduras ou afogamento. A agente de saúde do povoado de Barreiro, Edite Santos, aprovou o momento de capacitação. “Foi muito bom e gratificante. Aprendi muito e vou levar para minha comunidade lá da minha área e compartilhar o meu conhecimento para ajudar outras pessoas”, afirmou a agente.

Todos os agentes receberam cartilhas de orientações sobre as manobras de desengasgo que serão distribuídas às famílias da zona rural do município. A coordenadora da área técnica da Saúde da Criança na Atenção Básica, Gislany Fontes, ressaltou que essas atividades estão sendo realizadas porque os agentes de saúde são multiplicadores de informações na comunidade. “O foco é qualificar os agentes rurais para um trabalho educativo junto às famílias nos territórios, ensinando quais as condutas que devem ser tomadas quando uma criança engasga e que isso pode ajudar a salvar uma vida”, pontuou Gislany.