Até a próxima sexta-feira, 27, a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista realiza uma capacitação para os Agentes de Combate às Endemias (ACE), com foco nas chamadas arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquitoAedes aegypti – dengue,Zika, Chikungunya e Febre Amarela). A atividade acontece no auditório da antiga sede da Semtre, na Avenida Bartolomeu de Gusmão.

Participaram da abertura, a subsecretária de Saúde Lorena Almeida; o coordenador de endemias, Eliezer Almeida; a representante do Núcleo Regional de Saúde, Hildete Correia; e o agente de endemias, Graciano Santos.

“Foi pensando na difusão das informações para que os agentes desenvolvam de forma eficaz o trabalho de combate ao mosquitoAedes aegyptique preparamos esta semana e convidamos diversos palestrantes”, afirmou o coordenador Eliezer Almeida. “Esperamos que seja saudável para todos essa troca de conhecimentos e experiência”, completou.

Durante os cinco dias de capacitação, serão abordados temas como Segurança no Trabalho, o Papel do ACE como Agente Transformador, Aspectos Clínicos das Arboviroses, Medidas de Prevenção e Técnicas de Trabalho.

Para o agente Graciano Santos é sempre válido adquirir novos conhecimentos. “Estamos na linha de ponta, colocando em prática o combate as arboviroses e sabemos da importância de educar as pessoas sobre prevenção e saúde”, ressaltou.

A representante do Núcleo, Hildete Correia, também ressaltou a necessidade de se compartilhar o conhecimento para potencializar a luta pela promoção da saúde. “Temos estas arboviroses e outras endemias que também matam acontecendo e precisamos formar nossos recursos, pensar nesse trabalho educativo e de campo mais consistente para que possamos dar conta desses problemas de saúde”, enfatizou.

A capacitação envolve ainda os atiradores do Tiro de Guerra.