Notícias
Postado em 16 de junho de 2014 as 15:20:39
A partir desta segunda-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, passou a utilizar um novo larvicida no tratamento dos reservatórios de água das residências de Vitória da Conquista. Em virtude dessa medida, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação sobre o produto na última semana, 11, na Escola de Formação em Saúde da Família.
O novo larvicida é o Novaluron – aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e distribuído pelo Ministério da Saúde. Entre as vantagens apresentadas está o tratamento dos reservatórios com água utilizando apenas algumas gotas do produto.Com isso, se um reservatório possuir capacidade para 5 mil litros de água, por exemplo, bastará apenas 5 ml do larvicida.
“O Novaluron é muito vantajoso, pois além de eliminar a larva do mosquito, ele provoca esterilidade no mosquito sobrevivente”, explicou o coordenador do Programa Estadual de Controle da Dengue da Diretoria Estadual de Saúde (20ª Dires), José Herberto Matos.
Segundo a coordenadora municipal de Endemias, Polyana Gonçalves, o Novaluron apresenta ainda outras vantagens. “Aproveitamos também para lembrar à comunidade que esse produto não possui cheiro, não é tóxico e permite que a água tratada possa ser utilizada para o consumo humano. Qualquer dúvida sobre o novo larvicida o morador deve perguntar ao agente durante a aplicação”, informou Polyana.
Divididos em três turmas, os agentes foram capacitados pelos supervisores gerais e de campo que, anteriormente, receberam as instruções sobre o novo produto. “Estamos felizes com o novo larvicida, pois é mais prático. Tenho certeza que a comunidade, assim como nós, vai aprovar o Novaluron”, avaliou o supervisor de campo, Edmilson Lima Santos.