De ontem (15) até a próxima sexta-feira (19), todos os agentes de combate às endemias de Vitória da Conquista estão participando de um curso de atualização em arboviroses, no Polo de Educação Permanente no Complexo de Saúde (Cemae), a fim de aperfeiçoar os processos da rotina de trabalho.

A capacitação é uma atividade intersetorial que foi solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS) da Sesab, que vem trazendo temas referentes às medidas de controle vetorial do mosquito Aedes aegypti, orientações técnicas do uso do novo larvicida BTI, tratamento perifocal, bloqueio costal, amostragem de Aedes por meio de armadilhas de postura (ovitrampas), reconhecimento geográfico, dentre outros.

Atuando como supervisor de endemias em Vitória da Conquista, Fábio Pedreira, que já trabalha há quase 14 anos como agente, ressaltou que essa é uma oportunidade de agregar mais conhecimento na sua área. “Estou vendo muita coisa nova, inclusive tirando dúvidas em relação ao novo produto larvicida que é o BTI, que o pessoal ainda tem uma certa dificuldade de uso, quanto à quantidade correta de aplicação, o uso dos EPI’s de maneira adequada, segundo a norma técnica. Isso ajuda a melhorar muito o nosso dia a dia de trabalho”, pontuou o agente.

O coordenador de endemias do município, Joseilton Lima, ressaltou que a SMS viu a necessidade de reforçar a educação permanente dos agentes para que o trabalho de campo seja ainda mais eficaz. “Vendo o andamento desse primeiro dia de curso, a gente observa que é uma atividade necessária essa atualização, porque são muitas mudanças que vêm ao longo do tempo nos protocolos de trabalho e tudo isso a gente vem conhecendo e cria perspectiva de melhora para o futuro do combate ao Aedes aegypti”, afirmou Joseilton