ACS da USF Comveima em ação no Conjunto da Vitória

Os agentes comunitários de saúde (ACS), da Unidade de Saúde da Família Comveima, iniciaram nessa terça-feira (17), uma ação de prevenção da dengue com visita aos moradores das áreas cobertas pela unidade, como o loteamento Conjunto da Vitória. O objetivo da visita é conversar com a comunidade sobre os cuidados para não permitir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em suas residências e em terrenos da localidade.

De panfleto na mão e com muitas informações sobre a dengue e outras arboviroses, como zika e chikungunya, na manhã desta quarta-feira (18), os ACS bateram de porta em porta e conversaram com os moradores dispostos a ouvirem a mensagem com um alerta sobre o atual índice de infestação do mosquito, maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de menor ou igual a 1%. Eles também falaram dos sintomas da doença, da necessidade de procurar a unidade de saúde e de não tomar medicação por conta própria.

A agente Keli Cristina França, que trabalha na microárea do Kadija, participou da ação junto com seus colegas. Segundo Keli, o maior problema identificado em sua área é o lixo, porque os moradores ainda colocam o lixo fora dos dias da coleta ou depositam nos terrenos baldios. “Isso acontece muito no Kadija, onde eu trabalho. Aqui no Conjunto da Vitória os moradores estão de parabéns com relação ao lixo. Pelo menos até onde a gente passou, as pessoas têm mostrado cuidado com o lixo. E faz parte do nosso trabalho estar conscientizando, fazendo o trabalho de prevenção, de promoção à saúde”, explicou Keli.

Maria Iris Alves dos Santos, de 65 anos, recebeu bem o agente comunitário e explicou que em sua casa o mosquito não tem vez. “Aqui eu tenho cuidado com minhas plantas, não deixo nenhum pratinho com água, a caixa d’água do alto está bem fechada, o meu túnel de água bem fechado, sempre olho no fundo da geladeira pra ver se tem água acumulada. Na última visita do agente de endemias, ele disse que eu estava de parabéns e o meu lixo está sempre organizado, só coloco na porta no dia coleta”.

Como eliminar o Aedes – Receba bem os agentes de saúde e os de endemia, esvazie garrafas pet, potes e vasos, guarde pneus em locais cobertos, limpe bem as calhas de casa, mantenha a caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água bem fechados, coloque areia nos pratos de vasos de planta, amarre bem os sacos de lixo e não acumule sucata e entulhos.

Sintomas da dengue – Caso sinta febre alta, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, procure a unidade de saúde mais próxima.