Agentes comunitários de saúde e de endemias de Vitória da Conquista estão participando de uma capacitação em Educação e Avaliação Nutricional, realizada na Escola de Formação em Saúde. A atividade, promovida pela Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo formar multiplicadores em boas condutas alimentares. As aulas têm como facilitadores os estudantes do 10o semestre de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com a coordenadora de Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, o contato direto dos profissionais com a população motivou a criação do curso. “A capacitação está organizada em duas etapas. Os agentes comunitários participam de atividades teóricas e práticas; já com a equipe de endemias nós só estamos trabalhando a teoria que aborda os princípios básicos da nutrição”, explica Jaqueline Kluge. Até o segundo semestre de 2013, o curso será concluído com os 518 agentes comunitários de saúde e os 170 profissionais de endemias que integram a Rede Municipal de Saúde.

Para a estudante do 10o semestre do curso de Nutrição, Vívian Prado, a capacitação possibilitará que os participantes possam multiplicar as boas práticas de alimentação saudável. “Estamos abordando temas da realidade, situações do dia a dia e explicando a forma correta de orientar a população para que se alimente de forma adequada” explica.

A agente de endemias, Ivanete Brito, afirma que vai ficar mais atenta com a sua alimentação e transmitir os conhecimentos para todos que estão a sua volta. “Eu não tinha nenhuma noção de nutrição e hoje aprendi aqui a forma certa de me alimentar e consequentemente de viver melhor”, acrescentou Ivanete.