*Com informações da Assessoria de Comunicação da Embasa

Entrou em operação durante o carnaval, a Adutora do Catolé. A obra, concluída em dezembro, foi executada em seis meses, de forma emergencial, pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para suprir o déficit de água nas barragens de Água Fria I e II, responsáveis pelo abastecimento de Vitória da Conquista.

Com investimento de R$ 33 milhões, a obra emergencial é composta de 15,3 quilômetros de tubulação, três estações elevatórias e um barramento no rio Catolé Grande com uma captação flutuante que terá capacidade para transportar 300 litros de água por segundo até a barragem de Água Fria II. Para atender o sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo, são disponibilizados diariamente aproximadamente 45 mil metros cúbicos de água.

Nível das barragens –Atualmente, os reservatórios de Água Fria I e II tem acumulado aproximadamente 4 milhões de metros cúbicos, ou seja, 60% de sua capacidade de reservação. O período de chuvas na região deve finalizar neste mês, e espera-se que as barragens possam alcançar níveis melhores, uma vez que as chuvas registradas desde novembro ainda são insuficientes para normalizar a situação dos mananciais.