Notícias
Postado em 20 de fevereiro de 2021 as 16:00:01
Desde o início do mês de fevereiro, os serviços de Saúde e Desenvolvimento Social do município têm intensificado as ações voltadas para a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como principal estratégia fomentar a educação sexual para prevenir a gravidez indesejada na adolescência.
Nessa quinta-feira (18), adolescentes entre 14 e 18 anos do Condomínio Lagoa Azul II, no bairro Campinhos, participaram de uma atividade voltada para esta temática, promovida por profissionais da Atenção Básica, Núcleo de Saúde da Família (NASF-AB), Centro de Atenção À Vida (CAAV) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
Em uma roda de conversa, a psicóloga do Nasf, Cristiane Cunha, abordou as questões emocionais, afetivas e psicológicas que envolvem a fase da adolescência. “Tentamos abordar mais dentro da realidade dessas meninas, pensando no foco que deve ser dado aos projetos e planos futuros, que de alguma maneira retarda essa possibilidade de engravidar quando se tem planos a longo prazo”, destacou a profissional.
Além disso, uma profissional do CAAV tirou dúvidas e orientou sobre os métodos para se evitar uma gravidez, bem como os riscos de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A adolescente Manuele Silva, de 16 anos, aproveitou a oportunidade para aprender um pouco mais. “Minha mãe já vem me falando desde meus 10 anos sobre isso. Aí eu vim aqui hoje e gostei muito do que eles ensinaram pra gente. Muita coisa que eu não sabia sobre isso eu aprendi aqui e entendi que tudo tem o seu tempo”, conta.
De acordo com Naelson do Carmo, enfermeiro da Atenção Básica que organizou a ação: “O planejamento foi voltado para transmitir várias orientações para essas adolescentes que precisam ter acesso às informações, a fim de que possam ter uma vida plena e viver o período da adolescência sem uma gravidez indesejada. Outras atividades de saúde como essa serão espalhadas para outros residenciais para que a comunidade possa abraçar a campanha”.
Além dos serviços de saúde, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também estão desenvolvendo ações durante este mês de campanha.