Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, das 14h às 19h desta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente.

Quanto à vacinação dos adolescentes sem comorbidades, a SMS espera ainda a decisão da liberação da vacinação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que acontece desde as 10h de hoje. O parecer da CIB será divulgado até o fim do dia, nos canais oficiais da Prefeitura.

A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades vai acontecer no drive-thru da Ufba e nos pontos fixos da quadra esportiva da Fainor (Candeias), 9º Batalhão da Polícia Militar e Escola Municipal Mozart Tanajura (Vila América). É importante lembrar que os pais ou responsáveis precisam acompanhar os adolescentes no momento da vacina.

Para que o adolescente seja vacinado, é necessário apresentar documento pessoal com CPF, documento dos pais ou responsável, comprovante de residência de Vitória da Conquista em nome dos pais ou responsável e um dos seguintes documentos de comprovação da comorbidade: cadastro de Acompanhamento da Unidade de Saúde de referência, Laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo, ou CID da doença ou condição de saúde.

Para este grupo, a vacina que será aplicada é a Pfizer, que é o único imunizante aprovado pela Anvisa para menores de 18 anos.