A mobilizadora Laís Pinheiro, explicou como serão os encontros mensais durante o ano de 2022

Começaram na segunda-feira (20), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, as atividades do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que integra as ações de cidadania do Selo Unicef (2021-2024).

O NUCA é um espaço democrático de exercício da cidadania de adolescente do município, com idade entre 12 e 17 anos, que proporciona a organização em rede e discussões de questões importantes para o seu desenvolvimento, onde eles podem conhecer e reivindicar seus direitos junto as autoridades.

Como parte deste exercício para formação cidadã, durante o evento de abertura, cinco adolescentes se dispuseram a participar do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes (Comdca), mas como são apenas duas vagas, a escolha ficou para o encontro que acontecerá no dia 21 de janeiro.

Segundo a articuladora do Selo Unicef, Polímnia Olinto Cassimiro, a existência de um NUCA atuante é uma das etapas mais importantes para a aprovação do município com o Selo. “A Prefeitura atualmente conta com este selo, pelo trabalho realizado na gestão de Herzem Gusmão, e agora estamos trabalhando ativamente para que a gestão da prefeita Sheila também seja contemplada, o que representa um ganho para todos” comentou Polímnia.

Participando pela primeira vez do NUCA, a adolescente Jamile Gonçalves Rocha, de 15 anos, moradora do bairro Pedrinhas, gostou muito do formato. “Espero aprender muito”, declarou ela Já Graciliano Soares Cardozo, também de 15 anos, morador do Jardim Valéria, participa do NUCA pela segunda vez. “Para mim é muito importante, para ter mais conhecimento sobre os direitos dos adolescentes”, explicou Graciliano.

O evento contou com a participação da presidente do Comdca, Leda Freitas, da coordenadora de Rede de Atenção, Carla Mascarenhas, da mobilizadora do NUCA, Laís Pinheiro e dos educadores sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Pedrinhas e Jardim Valéria.