Desenvolvimento Social
Postado em 27 de abril de 2013 as 13:05:20
Em outubro deste ano, o Brasil sediará a III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil (CGTI), reunindo países do globo para discutir essa importante temática. Para se chegar a esse evento com sugestões viáveis de estratégias, políticas e programas que ofereçam acesso a serviços sociais, protejam famílias e crianças com uma rede de proteção social, será realizado em Brasília na próxima quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, o Encontro Nacional. A conferência é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
E se tratando de trabalho infantil, ouvir o público-alvo desse tipo de violação de direitos é o mais sensato, por isso a Comissão Nacional da III CGTI vai escutar os adolescentes brasileiros. Cada estado indicou um adolescente para participar no próximo final de semana da oficina. Na Bahia, a escolhida foi a conquistense Fátima Paula Etelvina Almeida, de 16 anos, que tem histórico de trabalho infantil, um dos critérios para compor essa delegação.
Nos dois dias que estarão reunidos, os adolescentes construirão propostas para discussões sobre trabalho infantil, bem como o tipo de linguagem e formas de comunicação da III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil.
Sobre a III CGTI
A presidenta Dilma Rousseff convocou a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, tendo como tema “Estratégias para Acelerar o Ritmo da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil” em junho de 2012.
Com a realização da conferência, o Brasil reitera seu compromisso com a comunidade internacional em eliminar as piores formas de trabalho infantil e convida governos, organizações de empregadores, de trabalhadores e a sociedade civil a se mobilizar para reacelerar o ritmo de redução do trabalho infantil, de acordo com o roteiro estabelecido na II Conferência Global de Haia, em 2010.
O evento tem como objetivos fazer um balanço dos progressos realizados desde a adoção da Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), avaliar obstáculos e propor medidas para acelerar a eliminação das piores formas de trabalho infantil e proporcionar a troca de experiências entre os países participantes para o enfrentamento ao trabalho infantil.
Programação
1º Dia – 02/04/13
08h30 – Abertura da oficina.
10h00 – Intervalo
10h30 – Retomada – Técnica de Grupo – Construção do Painel dos participantes
12h30 – Parada para o Almoço.
14h00 – Retorno – Trabalho em dupla – Discussão do conceito de trabalho infantil.
13h30 – Intervalo
16h00 – Trabalho em grupo – Discutir o papel do Adolescente quanto à correlatas ao trabalho infantil, visando a III CGTI.
18h00 – Encerramento das atividades do dia.
2º Dia – 03/04/13
08h30 – Retomada do dia Anterior – Jornal falado.
10h00 – Intervalo
10h30 – Retorno – Diálogo com os principais conceitos já construídos em relação ao Trabalho Infantil.
12h30 – Parada para o Almoço.
14h00 – Retorno – O que é Educomunicação: Apresentação da metodologia pela equipe da Viração.
13h30 – Intervalo
16h00 – Organização do funcionamento de uma sala de jovens: o que é a sala, como funciona, o que é necessidades exige.
16h30 – Avaliação e encerramento.