O encontro foi promovido na manhã desta quinta-feira, 3, no Gabinete Civil

Independentemente de ser em povoados, distritos, bairros ou no Gabinete Civil, o Governo Municipal de Vitória da Conquista, honrando o compromisso de promover uma gestão participativa, promove diálogos contínuos com os moradores, nos quatro cantos do município. Na manhã desta quinta-feira, 3, a equipe do Governo Municipal promoveu, no Gabinete Civil, mais um encontro com representantes da Associação de Agricultores do povoado Xavier.

Em um diálogo amplo, voltado para impulsionar ainda mais a participação popular nas ações da gestão pública, os moradores do povoado apresentaram demandas e sugestões. “Os moradores de Xavier são muito bem organizados e é sempre um prazer recebê-los aqui”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.

Vitória Alves

De acordo com a presidente da Associação de Agricultores e coordenadora de Habitação Rural do Sindicato dos Trabalhadores, Vitória Alves, esse contato com os gestores fortalece, além da participação popular, a relação de confiabilidade com o Governo Municipal. “Sempre saímos daqui muito satisfeitos, pois a gente vem com o anseio de estabelecer parceria com a Prefeitura e, quando a gente chega aqui, isso acontece da melhor forma possível”, contou.

Cosme Gomes

Um dos pontos de discussões da reunião foi a chegada do sinal da internet livre, ação do projeto Cidade Digital, desenvolvido pelo Governo Municipal. O povoado de Xavier foi um dos primeiros locais da zona rural a ter acesso à rede mundial de computadores, possibilitando que alguns moradores pudessem matricular-se em cursos de ensino superior à distância. “É bom e indispensável o sinal da internet”, declarou o secretário da Associação de Agricultores, Cosme Gomes. Entre os alunos da turma de Educação à Distância, está a presidente da Associação de Agricultores.

De acordo com o prefeito Guilherme Menezes, muitos avanços relacionados ao sinal livre de internet estão sendo alcançados em Vitória da Conquista. O perímetro urbano do município está cercado por um gigantesco “anel” de fibra ótica, mais ou menos circular e com 24 quilômetros de extensão, instalado pelo alto, em postes convencionais. Com essa ação, o objetivo é interligar, por meio da internet, todos os órgãos públicos do município, a fim de agilizar o atendimento à população e oferecer sinal de internet para uso público e gratuito. Esse é o resultado do que estabelece o programa Cidades Digitais, desenvolvido pelo Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações.

Também participaram da reunião desta quinta-feira, o chefe de Gabinete, Márcio Higino Melo; o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire; a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo; a coordenadora de Meio Ambiente, Luzia Vieira, e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Priscila Dantas.