Uma manhã de relaxamento e embelezamento para servidoras municipais de Vitória da Conquista foi proporcionada pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), como parte da programação em homenagem à mulher, promovida pela Prefeitura neste mês. Massagem nas costas, no rosto ou na mão, sobrancelhas feitas e um fundo musical leve completou o momento de cuidado. Nesta quarta-feira (23), foi o segundo encontro do Ciclo de Oficinas “Mulher você pode!”.

Para Suzi Keila Fiuza, psicóloga da Secretaria de Saúde há oito anos, é fundamental esse cuidado com a saúde mental das servidoras. “Quando estamos em nossos afazeres, procuramos fazer sempre o melhor em relação ao cuidado. Mas, também nós temos as nossas demandas de cuidados. Então, quando o setor de Recursos Humanos nos oferece esse momento relaxante, é algo que a gente precisa valorizar. Eu particularmente estou saindo daqui muito bem, relaxada”, comentou.

Já Rayner Mendes, servidora há 22 anos, participou desde a primeira oficina e disse que virá para a próxima. Durante todo esse tempo na Prefeitura, essa foi a primeira vez que ela se permitiu participar de momentos como esse. “A gente só tem como cuidar do outro ou servir o outro quando a gente está bem. Foi muito significativo esses dois dias e isso demonstra o cuidado de ter uma mulher à frente e a gente está representada. Eu estou muito feliz, um momento muito especial”, afirmou a agente da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Servidoras Suzi Fiuza (ao fundo) e Rayner Mendes (à frente) recebem massagem

Quem também aprovou a iniciativa foi Irailde de Oliveira Xavier, que chegou há pouco tempo na Gerência de Gestão de Pessoas, setor responsável pelo ciclo de oficinas. “Muito bom, gostei demais, porque a gente fica o dia todo naquela tensão, naquele corre-corre e são esses momentos de pausa que trazem um descanso e que renova e revigora, deixa a gente mais renovada e mais animada para trabalhar”, disse.

A gerente de Gestão de Pessoas, Débora Taita, explicou que o ciclo com três momentos objetiva dar oportunidade às servidoras momentos de reflexão sobre as infinitas jornadas e tantos papéis que a mulher. “São tantos papéis e a mulher por vezes se encontra permeando esses espaços em busca de um momento que possa desligar de tudo isso e ao mesmo tempo reconectá-la consigo mesma. Então é mais uma ação proposta pela Semgi e a gente tem feito a partir do Núcleo de Projetos e Psicologia diversas ações voltadas para o cuidado com o trabalhador”, finalizou.

A atividade de hoje foi realizada em parceria com a Fainor. Dez alunos do 6º semestre do curso de Estética e Cosmética estiveram no Centro de Convivência do Idoso (localizado na Praça Tancredo Neves, nº 11, Centro).

O ciclo se encerra no próximo dia 30 com o tema “Atenção Plena” e práticas de ginástica laboral, com o intuito de se buscar nos espaços diários o equilíbrio e a concentração para o bem comum e para o bem emocional. Para se inscrever clique neste link.