O barramento tem oito metros de altura por oito de largura, e 110 de extensão.

Representantes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista estiveram na tarde dessa sexta-feira, 16, na zona rural do município. Na ocasião, os membros da Administração Municipal se dirigiram ao povoado de Gameleira II, localidade situada na região da caatinga que margeia o distrito de José Gonçalves, com um objetivo mais que especial: entregar a barragem que foi construída no local pelo Governo Municipal.

O curral e o antigo vale acidentado que dominavam a paisagem deram lugar a barragem após o trabalho da Prefeitura.

Com capacidade para armazenar aproximadamente 175 milhões de litros de água, a obra vai beneficiar cerca de 33 famílias. Além da barragem, o Governo Municipal também investiu na estrada que passa à margem do reservatório.

Estrada que margeia o reservatório também recebeu intervenção da Prefeitura.

O material oriundo das escavações, após a devida mistura com água, formatou a “tapagem” que serviu como aterramento da estrada que interliga Gameleira II com as localidades de Brenha, Boa Vista e Francisco das Chagas.

“Essa barragem que foi fruto do compromisso da Administração com a população”, afirmou o prefeito.

“É uma satisfação para a Prefeitura atender essas demandas que vêm diretamente da população e, por isso, o Governo Municipal se empenha para apresentar as respostas e as soluções de forma célere. Hoje, estamos entregando essa barragem que foi fruto do compromisso da Administração com a população e para nós é um prazer poder honrar os compromissos assumidos e garantir uma melhor qualidade de vida para a população”, salientou o prefeito Guilherme Menezes.

Odir Freire, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Para a construção da barragem, foram investidos aproximadamente R$ 150 mil de recursos próprios do Município. Esta é a primeira barragem que o Governo Municipal constrói em 2014, após entregar 11 no ano passado. “Sabemos da importância da água para toda a comunidade e por isso não medimos esforços para tentar sanar essa demanda. Esta é a primeira barragem deste ano, mas já estamos trabalhando na construção de mais barragens em outras regiões”, afirmou o secretário de Agricultura, Odir Freire.

João Cordeiro, agricultor

Para os moradores a entrega da barragem é motivo de comemoração. “Essa barragem veio para melhorar a vida da gente. Estamos muito felizes. Deus ajude que chova logo para essa barragem encher e a gente poder plantar”, disse o agricultor João Cordeiro.

‘Decisão política’– O vereador Coriolano Moraes, que acompanhou a comitiva, salientou o trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal. “Não há um canto deste município em que não haja uma ação da Administração Municipal. Por onde andamos na zona rural há sempre máquinas trabalhando. Isso é resultado do compromisso do Governo Municipal, que tem mostrado para todos que política é sinônimo de trabalho”.

“Por onde andamos na zona rural há sempre máquinas trabalhando”, destacou o vereador Coriolano Moraes.

Também participaram do evento outros membros do Poder Executivo e os vereadores, Adnilson Pereira, Gilzete Moreira, Joaquim Libarino, Júlio Honorato e Ricardo Babão.