Presidenta Dilma em evento sobre o Estatuto da Juventude

Com o maior número de jovens registrados na história do Brasil – 51 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos, a implantação de políticas públicas para esta faixa etária da população se faz necessária. Com a atenção voltada a este público que corresponde a um quarto dos conquistenses, a Prefeitura Municipal tem buscado melhorias para a cidade. O prefeito Guilherme Menezes está em Brasília desde segunda-feira, 5, participando de eventos que promovem essas políticas, a exemplo da cerimônia de sanção do Estatuto da Juventude, ocorrida no dia 5 pela manhã.

Guilherme Menezes assina termo de adesão para o Programa “Crack, é possível vencer”

O prefeito ressaltouque o município tem se esforçado em atender as demandas dessa população, a exemplo da assinatura do Pacto Pela Juventude, ocorrida ano passado, e da nomeação de Rudival Maturano como coordenador municipal da Juventude, nome sugerido pelos próprios jovens. “A juventude está dentro do Governo ajudando a pensar políticas gerais e políticas pensadas para a juventude”, disse ele.

Políticas para o enfrentamento às drogas – Ainda em sua agenda oficial à Brasília, Guilherme Menezes assinou o termo de adesão ao Programa “Crack, é Possível Vencer”, que pretende prevenir o uso e promover a atenção integral aos usuários de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. A solenidade ocorreu no início da tarde desta terça-feira, 6, no Salão Nobre do Ministério da Justiça.

“Esse programa prevê recursos para ampliação dos serviços de saúde, de assistência social, dos cursos de capacitação, além de equipamentos que serão doados para a atuação na segurança pública e ações de prevenção que visam reduzir os riscos com relação às drogas, tanto para o usuário quanto para aqueles que estão próximos à dependência química”, comentou Guilherme Menezes.

Coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, o prefeito Guilherme Menezes, e o conselheiro nacional da Juventude, Daniel Souza

Desde fevereiro de 2013, o Governo Municipal tem trabalhado no Plano de Ação local para adesão ao Programa “Crack, é Possível Vencer”. Para tanto, foi criado um Comitê Gestor Municipal, com o objetivo de planejar, implementar, monitorar e divulgar as ações relacionadas ao programa, em consonância com as diretrizes nacionais, estaduais e municipais.

Outro empenho da Administração Municipal que promoveu resultado foi a doação do imóvel em desuso, pertencente à União, localizado na BR-116. “A nossa solicitação foi que ela se prestasse como um espaço para atendimento aos usuários de drogas, oferecendo segurança, dignidade e assistência real às necessidades que todo dependente químico tem”, declarou o prefeito. A casa será um dos equipamentos utilizados pelo “Crack, é Possível Vencer”, um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).

Ainda nessa terça-feira, o prefeito Guilherme Menezes participou de um jantar com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na oportunidade, um dos temas foi a ascensão do campus Anísio Teixeira à Universidade Federal do Sudoeste e Centro Sul da Bahia.