Diretor-presidente compartilha com os colaboradores novos dispositivos legais que orientarão as atividades realizadas pela empresa

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), Diêgo Gomes, apresentou, nesta sexta-feira (17), para a prefeita Sheila Lemos o balanço das ações de sustentabilidade realizadas pela empresa ao longo do ano e o certificado de adesão da Emurc na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente. A apresentação aconteceu na presença dos colaboradores da empresa, em reunião realizada na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente.

A A3P é um programa que visa estimular os órgãos públicos das três esferas (nacional, estadual e municipal) a implementarem práticas de sustentabilidade, como o uso racional de recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos gerados e qualidade de vida no ambiente de trabalho. O programa, cuja adesão é voluntária, representa a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente.

“Isso é um marco pra gente, assim como essa atividade realizada hoje. É prova de que a Emurc é também obra e não só obra”, destacou o diretor-presidente da Emurc, Diêgo Gomes. Entre as atividades, relacionadas à área, destacaram-se, por exemplo, a instalação de coletores de copos descartáveis para posterior reciclagem, em cada setor da empresa, e de lixeiras para a coleta seletiva de resíduos e substituição da descarga dos banheiros por de caixas acopladas.

Ainda durante o encontro, foram apresentados o Manual de Conduta e Integridade e o Regimento Interno das Licitações da empresa, em atendimento à Lei Federal nº 13.303/2016, que trata sobre o estatuto jurídico de empresas públicas.

Diante de todo o exposto, a prefeita Sheila Lemos elogiou o desempenho da empresa. “A empresa dá um salto de integridade, transparência, sustentabilidade e na atuação com suas licitações. Fico tão feliz em ver que a empresa está se desenvolvendo a passos largos. Quando Herzem e Irma assumiram a gestão em 2017, a empresa estava beirando a falência e chegar aqui hoje e ver uma empresa estruturada, com Manual de Conduta e Integridade, com certificação de adesão junto ao Ministério do Meio Ambiente para a implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública é muito gratificante. Quero parabenizar toda a equipe”, destacou a prefeita.