O Edital de Concorrência, que tem como finalidade a contratação de empresas para prestação de serviços de publicidade para os órgãos e entidades da Administração Direta do Poder Executivo Municipal, apresenta, no Anexo VII. A, briefing contendo, entre outras informações, aspectos históricos, econômicos e culturais do município.

Também são apresentados dados e desafios relacionados à comunicação dos projetos, ações, atos, programas, campanhas de interesse público, além de obras e serviços da gestão municipal reeleita para o período 2020/2024.

Cabe ressaltar que as peças desse briefing não se limitam aos assuntos citados, tratando-se apenas de instruções norteadoras. Sendo assim, as agências de publicidade podem usar livremente da criatividade.

Abaixo, elencamos algumas informações sobre ações e planos importantes executados pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

 

PDDU: Vitória da Conquista conta com instrumento da política de desenvolvimento e de expansão urbana

Garantir o cumprimento da função social da propriedade, valorizando o uso racional dos recursos ambientais. Esses são alguns dos objetivos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

A elaboração do plano, lançado em fevereiro de 2019, contou com a participação de representantes do poder público, movimentos sociais e populares, trabalhadores e entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Reunidos em oficinas e grupos de trabalho, técnicos e população definiram a política urbana para Vitória da Conquista nos próximos 20 anos, garantindo a promoção de espaços públicos de qualidade, acessíveis e próximos aos locais de moradia, habitações de interesse social e equipamentos comunitários. Além de mobilidade urbana, acessibilidade, aliados ao saneamento básico, sustentabilidade econômica e recuperação ambiental.

Reforma e ampliação do Hospital Esaú Matos garantem maior segurança e conforto para mães e bebês

Desde 2017, o Governo Municipal realizou uma série de intervenções no Hospital Esaú Matos. Entre as ações de melhoria, está a implantação da sala de coleta de leite materno da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O espaço é parte das obras de reforma do Centro Obstétrico, que permitiram também a ampliação de cinco para nove leitos individuais, de um para três banheiros, e de um para três consultórios, trazendo um ambiente adequado para o parto humanizado.

A reforma contemplou ainda pintura, recuperação dos pisos, melhorias nas instalações elétricas e hidrossanitárias e a substituição das louças e do mobiliário.

Além dos investimentos com recursos próprios, parte das ações contou com parceria do empresariado local, por meio do projeto “Adote uma enfermaria”. Todas as intervenções atenderam às normas da Vigilância Sanitária.

Plano Municipal de Mobilidade Urbana aponta caminhos para planejamento da cidade

A Prefeitura, em parceria com Fundação Escola Politécnica, trabalha na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Vitória da Conquista. Trata-se de um estudo que indica a demanda no transporte público e as mudanças necessárias no trânsito da cidade.

Como parte das pesquisas iniciais para elaboração deste documento, foi formulado o Plano de Circulação Viária, que aborda todas as questões relativas à via pública, ao trânsito e à sinalização. Também faz parte desses estudos o Plano de Transportes, responsável por apontar um diagnóstico completo das principais necessidades do transporte coletivo na cidade.

Além de possibilitar o planejamento de uma cidade mais fluida para pedestres e veículos, o Plano de Circulação e o Plano de Transportes abordam questões como acessibilidade e elencam as principais necessidades atuais da mobilidade urbana e dos usuários do sistema de transporte coletivo, permitindo ao Governo Municipal dar melhor atendimento à população.

Projeto de iluminação pública traz beleza e segurança para o município

Contrato assinado pela Prefeitura Municipal junto à Caixa Econômica Federal está possibilitando melhorias na iluminação pública do município. Trata-se do Finisa Ilumina, que garante recursos da ordem de R$ 10 milhões para troca das lâmpadas comuns de vapor de sódio por lâmpadas de LED. Cerca de 9 mil lâmpadas estão sendo substituídas.

Além de proporcionar beleza, a nova iluminação garante maior segurança para as pessoas que transitam e para as famílias que vivem em ruas e avenidas da cidade e dos 11 distritos localizados na zona rural.

Para verificar os pontos que precisam de reposição, a Prefeitura implantou, em julho do ano passado, o Centro de Controle Operacional (CCO), para a modernização da iluminação pública na cidade. Situado no Deserg, o espaço conta com equipamentos que monitoram todos os postes do município.

 

Obras da Estação de Transbordo da Lauro de Freitas não param

A Prefeitura Municipal segue com a reforma do Terminal de Ônibus da Lauro de Freitas. Com o fim das obras, o local se transformará numa Estação de Transbordo. Cerca de R$ 7 milhões, oriundos do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa II), da Caixa Econômica Federal, estão sendo investidos no local.

A estação está sendo inteiramente coberta, inclusive nas laterais, o que vai oferecer proteção aos usuários do transporte coletivo contra o sol e a chuva. A reforma conta ainda com melhorias na drenagem, colocação de piso de concreto armado e implantação de calçadas com acessibilidade. Nova iluminação e paisagismo também integram as mudanças.

O trânsito também passará por algumas alterações. O trecho que vai da Praça Vítor Brito no sentido Avenida Régis Pacheco será exclusivo para ônibus. Os demais veículos serão desviados pelas ruas Francisco Santos e Monsenhor Olimpo. O sentido contrário (Avenida Régis Pacheco – Praça Vítor Brito) continuará com a circulação regular.