Notícias
Postado em 25 de outubro de 2013 as 16:30:05 e atualizado em 26 de outubro de 2013 as 18:34:08
Com objetivo de conscientizar a população quanto ao problema do uso de drogas, a III Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Álcool e Outras Drogas, promovida pela Prefeitura por meio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, realizou ações descentralizadas em escolas, creches, Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD, IA e II) e Centros de Assistência Social (Cras) no dia 24 de outubro. A iniciativa aconteceu em parceria com a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), o Centro de Recuperação e Amparo ao Menor de Vitória da Conquista (Creame) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Durante a manhã de quinta-feira, 24, foram realizadasatividades com os usuários do Caps sobre os uso indevido de drogas.“Nosso objetivo com essas ações foi levar informações para o número maior de pessoas possíveis, com orientações sobre prevenção ao uso dessas substâncias”, explicou a gerente do Caps AD, Priscila Fernandes.
No turno da tarde, na Creche Bela Vista, localizada no bairro Nova Cidade, o Cras VI realizou um encontro com a comunidade para discussão sobre o tema. O evento contou com a presença de representantes das irmandades Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, que apresentaram relatos de vivência com o uso de drogas e o tratamento para eliminar a dependência.
Wagner Ferreira, dependente em tratamento, contou a sua trajetória de dezessete anos usando drogas. Aos 11 anos, experimentou o álcool; aos 12 anos, o cigarro; aos 13 anos conheceu a maconha; mais tarde começou a usar a cocaína e por último o crack. “Quando conheci o crack, cheguei ao fundo do poço, perdi família, amigos, fui expulso da faculdade. Tentei me matar três vezes, até que pedi ajuda a minha família e hoje estou recuperado. Voltei para família, pro trabalho, faculdade. Sou feliz, vivo sem drogas”, contou Wagner.
Para a assistente social do Cras VI do Nova Cidade, Elíude Silva Bonfim, a Semana de Prevenção é uma grande oportunidade para falar sobre o assunto com a comunidade atendida pelo serviço. “Nós atendemos áreas vulneráveis, com alto índice de drogadição, então estamos aproveitando o momento para falar sobre o assunto, esclarecendo mitos e verdades sobre o uso de drogas”, avaliou Elíude.
A III Semana de Prevenção encerra suas atividades nessa seta-feira, 25, com a “Caminhada pela Vida”, com concentração na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com destino à Praça da Juventude.