Desenvolvimento Social
Postado em 12 de agosto de 2021 as 19:15:22
“A gente acaba se sentindo acolhido pela sociedade e pelas pessoas, é algo que faz a gente se sentir muito melhor.” Esse foi o sentimento de Nicolas Almeida, de 16 anos, ao participar das atividades que a Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, na manhã desta quinta-feira (12).

Nicolas e a namorada, Vanessa, aprovaram as atividades
Nicolas esteve na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Cruzeiro, onde jovens da comunidade tiveram acesso à emissão de ID Jovem, cadastro e atualização cadastral do Bolsa Família, busca ativa escolar, orientações para elaboração de currículos e momentos musicais.
A programação é uma parceria da Coordenação Municipal da Juventude com o Cras III (Cruzeiro/Pedrinhas). A Coordenação LGBT também participou da ação, levando orientações sobre os direitos LGBTQIA+. Os jovens tiveram acesso ainda a uma palestra sobre educação financeira, ministrada por Larissa Brito, do Sicoob.

A banda Marujada Mirim mostrou o seu talento em uma apresentação musical
Neste momento, o nutricionista Leonardo Gonçalves Paraguassu começa a palestra online sobre a influência da alimentação no comportamento das pessoas. E o cantor Daniel Nepomuceno vai conduzir mais um momento cultural.
“Estamos extremamente felizes que conseguimos fazer pelo menos uma parte presencial, já que estamos afastados dos jovens, presencialmente, há mais de um ano. Então é um fôlego, um respiro, uma felicidade imensa. Uma das escolhas de fazer em parceria com o Cras é que a gente levasse o serviço realmente para uma comunidade, para os jovens saberem os direitos que eles têm e divulgar os serviços da coordenação”, explicou a coordenadora da Juventude, Melry Amaral.
De acordo com a gerente do Cras III, Laís Pinheiro, as atividades vieram em um momento oportuno. “Infelizmente, nesse período de pandemia, nós identificamos muitas vulnerabilidades que afetaram as famílias, e sobretudo os jovens”, justificou. “Juntos, a gente conseguiu levar mais informações, mais orientações, e consequentemente promover uma das diretrizes das nossas políticas de assistência, que é promover o acesso a garantia de direitos. Com isso a gente consegue mais proteção social”, concluiu.