Arraiá da Conquista 2025
Postado em 23 de junho de 2025 as 23:02:35
O maior São João da história de Vitória da Conquista não poderia deixar ninguém de fora. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal investiu em diferentes ações para garantir que as pessoas com deficiência (PcD) possam aproveitar o melhor da festa com conforto, segurança e respeito.
O palco principal conta com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que o público surdo curta os shows da melhor forma possível. Gerente da Central de Interpretação de Libras (CIL), Jaqueline França destaca a importância de promover a inclusão e acessibilidade num evento tão importante.

Equipe de intérpretes: Jaqueline França, Maurício Rosário, Kelly Cristina e Huille Gonçalves
“Assim como a iluminação, o som, o intérprete de libras também é um elemento de palco, e é muito importante a gente estar disseminando essa informação para as pessoas, para que possam ter empatia com as pessoas surdas e os PcD como um todo. O intérprete de Libras passa as emoções, o agito, a energia, e eles sentem, vibram também. É muito importante trazer esse reconhecimento e promover essa civilidade para as pessoas com deficiência na cidade”, afirmou Jaqueline.
No caso da população surda, a participação não se restringe somente à participação enquanto público. A Associação de Surdos de Vitória da Conquista (ASVC) está com uma barraquinha na praça de alimentação, comercializando comidas típicas e garantindo mais recursos para as atividades realizadas na associação.
A presidente da associação, Rita de Cássia, fala sobre a importância do espaço para a comunidade surda. “É a segunda vez que a gente está com a barraca aqui. No ano passado, eu pensei que com a Central de Libras, com os Interprete, a gente conseguiria uma barraquinha para vender as coisas e trabalhar para a nossa associação. E isso é tão importante porque, além de trabalhar, a gente também está tendo visibilidade. Agora em 2025, as pessoas estão tendo a iniciativa de conhecer a nossa cultura surda, até linguisticamente. Muitas pessoas preferem estar aqui na nossa barraca porque nós somos surdos. Eu estou muito orgulhosa e feliz com essa interação”.
- Rita de Cássia
- Membros da Associação
Neste ano, um marco na acessibilidade: pela primeira vez, um dos intérpretes do palco será uma pessoa com deficiência auditiva. Maurício Rosário foi selecionado no processo seletivo promovido pela Prefeitura por meio de edital, e não esconde o orgulho de trabalhar num evento tão importante como o Arraiá da Conquista. “É a primeira vez que eu estou em Vitória da Conquista. Eu nunca pensei que um evento promovido pela Prefeitura, eu fosse o primeiro surdo intérprete. Então eu vejo que a militância, as pessoas surdas aqui da cidade, elas têm lutado para garantir essa acessibilidade para as pessoas surdas. E eu estou muito emocionado por marcar a história da cidade”.
Uma outra iniciativa de acessibilidade dos festejos de 2025 é o Espaço da Acessibilidade, um local destinado a pessoas com deficiência (PcD), com uma vista privilegiada para o palco onde as atrações se apresentam. A ação tem o objetivo de oferecer a oportunidade para que todas as pessoas possam aproveitar o maior São João da história de Vitória da Conquista, num ambiente acolhedor, com conforto, segurança e acessibilidade.
Uma das pessoas que veio aproveitar os shows no Arraiá da Inclusão foi seu Ademilton Martins, de 72 anos, que tem mobilidade reduzida, e celebrou o espaço. “Rapaz, o que fizeram aqui para a gente, não existe coisa melhor. A gente fica tranquilo, na hora que tem um show com mais público. No espaço comum eu não posso ficar, passam muita gente, e não posso tomar pancada na perna, também tenho problema na coluna. Aí, com esse espaço aqui, ficou uma maravilha. Eu venho, me identifico como deficiente, pego meu lugar e aproveito”.

Ademilton
Outra presença no camarote foi Beatriz Ferreira. Ela afirma que, como uma pessoa surda, é gratificante ter um espaço com uma boa visão para os intérpretes no palco. “É um espaço cheio de oportunidades, de benefícios por conta da visualização, da segurança. Quem é surdo consegue visualizar os intérpretes de Libras. As pessoas se sentem felizes e valorizadas. Pra mim é maravilhoso”.

Beatriz