A ação de uma guarnição da Guarda Civil Municipal de Vitória da Conquista, que está em atuação há apenas quatro dias, repercutiu nas redes sociais neste sábado (5) e ganhou muitos elogios da população. Um vídeo mostra dois guardas ajudando uma mulher senhora, que carregava uma sacola, aparentemente pesada.

Os dois GCM, Eutes Paiva e Eujácio Sousa, levaram a sacola e a mulher, cuja identidade está sendo preservada, até um carro de transporte por aplicativo, que foi chamado pelos próprios guardas.

Ao tomar conhecimento da ação dos guardas municipais, a prefeita Sheila Lemos enviou mensagem para cada um deles, agradeceu a atitude e parabenizou toda a corporação. “É muito gratificante ver que a nossa Guarda já começa dando demonstração de eficiência associada a urbanidade e solidariedade. Tenho recebido muitas mensagens parabenizando e agradecendo a presença da GCM nas ruas, dando mais segurança e tranquilidade à população. Estão todos de parabéns e eu continuarei dando todo o apoio para que a nossa Guarda cumpra com brilho a sua missão”, afirmou a prefeita de Vitória da Conquista.

Eutes e Eujácio

A ação – Segundo Eutes, a mulher disse que mora no Miro Cairo e estava muito debilitada por ainda estar se recuperando da Covid-19. A cena, ocorrida ontem, na Avenida Crescêncio Silveira, foi filmada pelo também GCM Felipe Sammy.

“É um sentimento de felicidade poder contribuir e ver a satisfação das pessoas. Tivemos outras situações também que pudemos ajudar e pegou a gente até de surpresa a repercussão da ação de ontem, pois não sabíamos que nosso colega estava filmando”, comentou Eutes Paiva, que completou: “Esse é um dos serviços da Guarda: não proteger somente os bens e instalações públicas, mas, principalmente, os municípies – o bem mais precioso, o maior patrimônio que o Município pode ter”.

Eujácio, que chamou o motorista do aplicativo, falou da razão pela qual optou ser guarda municipal. “Decidi seguir na Guarda pra isso: contribuir para uma sociedade melhor e poder cumprir com minha missão de servir e ajudar pessoas. O sentimento não tem explicação, é algo que só sabe quem faz e faz de coração, sem interesse. E pode ter certeza que a GCM chegou pra fazer a diferença e fazer o nosso papel com respeito, dignidade, honestidade e atenção para o cidadão conquistense e quem por aqui vier”, afirmou Eujácio.

Felipe Sammy

Autor das imagens, Felipe Sammy disse que já testemunhou outras ações semelhantes e resolveu filmar a de ontem. “De filmagens negativas o mundo já está cheio. Sou adepto do ‘gentileza gera gentileza’. Quero mostrar pra sociedade conquistense que somos uma guarda comunitária. E precisamos do apoio e da participação de todos. Não viemos de fora, fazemos parte da sociedade, só ocupamos uma função de segurança pública”, pontuou, acrescentando que qualquer um dos colegas faria isso independente do cargo atual.

Veja o vídeo: