Em comemoração do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e dando início a campanha Março Mulher, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou na manhã desta sexta-feira, 7, na Praça 9 de Novembro uma feira com diversos serviços voltados para o público feminino, como aferição de pressão e teste de HIV/sífilis.

Esta primeira atividade foi realizada pelo Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav) vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav) e com a Atenção Básica.

Angélica Andrade

Segundo a coordenadora do Crav, Angélica Andrade, a programação foi discutida com os órgãos de proteção a mulher. “A Rede de Proteção sempre se reúne para discutir a programação que será desenvolvida durante esse mês. Hoje, nós estamos aqui com uma ação da Secretaria de Saúde em parceria com toda a Rede de Proteção a Mulher, desenvolvendo atividades de orientação e oferecendo informações para as mulheres a respeito dos seus direitos”, contou Angélica.

Talita Ferraz Araújo

A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Atenção Básica, Talita Ferraz, explicou que o objetivo da feira foi chamar atenção sobre a saúde da mulher. “Para isso, trouxemos alguns serviços aqui como o Caav, que está fazendo testagem de sorologia para sífilis e outras DST´s. Aproveitamos o momento também para aferir pressão e orientar sobre a prevenção do câncer do colo do útero e de mama”, afirmou Talita.

Elândia Silva Lacerda

Para a auxiliar de serviços gerais, Elândia Silva Lacerda, a atividade foi importante demais para toda a população. “Com ela, as mulheres podem se informar melhor a respeito da sua saúde e de deus direitos. Estava passando por aqui, resolvi parar para aferir a pressão e agora volto para casa tranquila”, disse.

Março Mulher – Até o dia 31 de março, várias atividades dedicadas as mulheres conquistenses serão realizadas. De segunda, 10, a sexta-feira, 14, da próxima semana, a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde realiza atividades descentralizadas nas Unidades de Saúde de Vitória da Conquista.

Ainda na programação da campanha Março Mulher haverá espaço para café da manhã, oficinas nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade, além de palestras sobre Violência Contra a Mulher e Lei Maria da Penha, que também serão realizadas em quatro municípios da região.

Outro evento importante que integra a programação do Março Mulher é o seminário em comemoração dos 15 anos do Caav, realizado de 17 a 19 de março. A palestra de abertura será ministrada pelo Dr. Pedro Chequer, especialista em Saúde Pública e Dermatologia Sanitária e mestre em Epidemiologia pela Universidade da Califórnia em Berkeley (USA).

Confira a programação completa aqui.