Com objetivo de divulgar o Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), ampliar o acesso ao teste de HIV/Sífilis e comemorar os 15 anos do serviço, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ação na Praça 9 de Novembro na manhã de sexta-feira, 21.

Durante toda manhã, a equipe do serviço orientou, distribui preservativos e realizou testes na população que participou da ação, como foi o caso de Selma Coelho. Moradora de Vitória da Conquista, ela aproveitou a oportunidade para fazer o teste. “Essa ação facilitou minha vida porque eu queria fazer o teste já há algum tempo, mas por conta do trabalho, da falta de tempo não conseguia ir até o serviço, então hoje aproveite para fazer meu teste e me informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, esclareceu Selma.

Ao longo de 15 anos de existência, o Caav atendeu mais de 20 mil pessoas que buscaram o serviço para realizarem testes de HIV/Sífilis e para o tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), do vírus T-linfontrópico da célula humana (HTLV), do HIV/Aids, das Hepatites Virais, e para o tratamento de crianças com doenças congênitas, a exemplo, da toxoplasmose. Foram realizados ainda mais de 12 mil testes de HIV/Sífilis e distribuídos mais de 700 mil preservativos por ano.

Para a farmacêutica bioquímica Tereza Morais, que está no serviço desde a sua implantação, a comemoração dos 15 anos do Caav é motivo de muito orgulho. “Sou muito feliz por fazer parte dessa história de vitórias, de um serviço que é motivo de orgulho para nossa cidade e é referência para o Brasil no atendimento as pessoas com HIV/aids e demais doenças sexualmente transmissíveis”, ressaltou Teresa.

Além de se destacar no atendimento, o serviço é um dos únicos no Brasil que oferece atendimento jurídico para pessoas vivendo com HIV/aids. Além disso, desde de 2007, a Prefeitura mantém o índice de 0% de transmissão vertical do HIV no município. Ou seja, desde 2007 não nasce em Vitória da Conquista nenhuma criança infectada pelo vírus da aids.