As ações do Outubro Rosa também foram desenvolvidas nos serviços de saúde mental do município

Fortalecendo a ideia de incentivar a promoção integral à saúde, o Centro de Assistência Psicossocial II – CAPS II promoveu uma ação da Campanha Outubro Rosa, contemplando atividades de prevenção ao câncer de mama. Usuários do serviço e seus familiares participaram de rodas de conversa com a médica mastologista Lygia Guimarães e a ginecologista Vanda Cabral, abordando sobre o auto exame, práticas de cuidado e tratamento precoce. Foi um momento importante de troca de informações e esclarecimento de dúvidas.

A programação contou também com a visita da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar, no combate à violência contra a mulher. As equipes distribuíram kits de higiene pessoal, sobretudo absorventes, chamando a atenção para a realidade da ‘pobreza menstrual’, que infelizmente ainda é realidade de muitas mulheres.

A equipe da Ronda Maria da Penha levou informações a importância da dignidade e higiene menstrual

A gerente do CAPS II, a psicóloga Maria Isabel Flores, enfatizou sobre a importância de contribuir com a saúde, prevenção, informação, acesso aos dispositivos de cuidado da rede pública e de resgate de dignidades. “Promover saúde mental é também ampliar o repertório de cuidado, falando abertamente sobre as ações de prevenção e auto preservação”, finalizou a psicológa.