Na próxima terça-feira, 30, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) vai realizar, das 7h30 às 12h, no auditório do CEMAE, o Seminário Saúde Mental no Trabalho. O evento, que conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho e com o apoio da OAB, faz parte da campanha Abril Verde, que tem como objetivo promover a conscientização e a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Segundo a coordenadora do CEREST, Jamilly Gusmão, o tema do seminário reflete uma realidade cada vez mais presente. “O seminário foi pensado para discutir os impactos do trabalho na saúde mental dos trabalhadores de Vitória da Conquista e região, devido ao crescente número de afastamentos do trabalho por transtornos mentais e comportamentais”.

A programação inclui uma série de palestras acerca da temática. A primeira será o Painel Saúde Mental no Trabalho, coordenado por Alberto Lima Ferreira do CEREST. Em seguida, Mundo do Trabalho: determinação social do sofrimento psíquico no século 21, com o palestrante Luís Rogério Cosme Silva Santos da UFBA. O Assédio Moral nas relações de Trabalho: aspectos gerais e impactos na saúde do trabalhador será o tema abordado por Maria Manuella Britto Gedeon do Amaral do Ministério Público do Trabalho. Na sequência, Saúde Mental e Trabalho: prazer, sofrimento e adoecimento, com a palestrante Carla Eloá de Oliveira Ferraz. Para finalizar, O direito à saúde mental e sua e­ficácia na relação empregatícia será o assunto abordado pela palestrante Joana Rocha da OAB.

As inscrições serão feitas no dia e no local do evento, a partir das 7h30.

Sobre o Abril Verde – Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes e doenças do trabalho aderem à campanha Abril Verde. O mês foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

O tema escolhido para o seminário promovido pelo CEREST leva em consideração a complexidade da relação entre homem e trabalho e as modificações que isso causou com o tempo nos determinantes do processo saúde-doença. Leva-se em conta que as exigências do trabalho, associadas às condições individuais do trabalhador, poderão repercutir negativamente sobre a sua saúde física e mental.

Sobre o CEREST – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) é um serviço do SUS vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, que tem o objetivo de prestar assistência aos trabalhadores adoecidos ou acidentados no trabalho.

O CEREST também realiza ações de prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores por meio de ações de vigilância e educação em saúde. O centro funciona na Avenida Otávio Santos, nº 618, no bairro Recreio. Os telefones de contato são o (77) 3422-8270 e 3422-8277.