Desenvolvimento Econômico
Postado em 15 de junho de 2018 as 16:43:57
Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (15), no auditório da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), a abertura do Projeto Rumos 2018. A iniciativa é realizada desde 2014 pelo Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Semtre, com o objetivo de auxiliar jovens e adultos pré-vestibulandos a reverem os projetos profissionais e reconhecerem habilidades e interesses, contribuindo com maiores chances de sucesso na carreira.
“É um projeto muito importante para a população, um suporte psicológico neste momento de transição entre a saída do Ensino Médio e preparação para entrada no mercado de trabalho”, afirmou a psicóloga responsável pelo projeto, Jamília Brito.
Ilza Ramos Santos, 37 anos, é a participante com mais tempo no projeto. Ela conta que participa do Rumos desde o início e que vem tentando a entrada numa universidade pública. “Pedagogia é o que o curso que eu quero. Nas opções dos vestibulares, principalmente na Uesb, tento sempre entrar neste curso e em segunda opção, Comunicação Social”, declara.
Moradora do distrito de Cabeceiras, zona rural de Vitória da Conquista, Ilza utiliza do transporte oferecido pela Prefeitura para participar dos encontros. Ela afirma ser muito importante essa iniciativa: “isso é muito importante, pois quem não tem condições de pagar o transporte, pode usar o serviço da condução pela Prefeitura, que também é gratuito”.
Recém-formada do Ensino Médio, Beatriz Santos Abreu, 17 anos, mora com os pais no bairro Urbis VI. Ela também é uma das participantes do projeto e conta que desde que concluiu o período escolar no ano passado, vem realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim de ingressar no Ensino Superior. O curso de preferência dela é o mesmo de Ilza: pedagogia.
Sobre as expectativas do projeto ela responde: “tirar minhas dúvidas sobre meu curso escolhido e melhorar minha capacidade para passar num vestibular” e complementa: “eu enxergo esse projeto como uma oportunidade para quem não tem dinheiro para pagar e também ao pessoal dos povoados vizinhos que inclusive usam o coletivo oferecido para se deslocar”, finaliza.
O Projeto está aberto à comunidade conquistense e destina-se a jovens e adultos das zonas urbanas e rural. Os encontros coletivos acontecerão semanalmente nas quartas-feiras, às 10h, no auditório da Semtre, 1º andar do Mercado Municipal do bairro Brasil.