A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza, neste mês, a 2ª edição da campanha Maio Materno, buscando a valorização dos cuidados às gestantes e puérperas na Rede Municipal e a garantia da integralidade da assistência pré-natal.

A abertura acontece nesta quarta-feira (4), no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, de 8h30 às 15h30, com uma programação voltada para os casais, a fim de fazer uma construção coletiva de Educação Perinatal – processo de preparar as famílias sobre a gravidez, o parto e o pós-parto (puerpério).

No evento, serão discutidos temas como: a importância do pré-natal e da nutrição para uma gestação saudável; aspectos emocionais da gestação, parto e puerpério; sinais de parto; saúde bucal na gestação; prevenção de ISTs; exercícios preparatório para o parto; manobra de desengasgo; papel do acompanhante; amamentação e cuidados com recém-nascido.

A ação contará com a participação de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, odontólogo, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, doula, educador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 e residentes de medicina da Faculdade Santo Agostinho (Fasa).

Durante este mês maio, os profissionais das Unidades de Saúde, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-AB) e HabSUS realizarão atividades educativas e assistenciais com gestantes e suas parcerias, além de ações de planejamento e educação permanente voltadas à qualificação do pré-natal. Outros setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como Vigilância em Saúde e Saúde Mental intensificarão as ações com as gestantes, e a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) também realizará diferentes ações no Hospital Esaú Matos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) também participa da campanha, realizando atividades nos territórios dos CRAS, com participação das equipes e dos profissionais do Programa Primeira Infância no SUAS (PIS). A coordenação de Políticas Públicas para Mulheres também apoiará a campanha.