Placa de agradecimento da Coopmac à Prefeitura de Vitória da Conquista

O dia 5 de junho de 2024 ficará marcado nos corações conquistenses como a data de retorno da Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, após cinco anos sem a realização do evento, que acontece na cidade desde 1933. A 53a edição conta com o apoio da Prefeitura em várias frentes de trabalho, a exemplo de infraestrutura, logística, mobilidade urbana, palestras e atendimento em saúde, serviços que garantem a todos os participantes um ambiente seguro para negócios, troca de conhecimento e entretenimento.

Prefeita Sheila Lemos

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância da exposição para o desenvolvimento econômico da cidade e também como espaço de entretenimento para toda a família. “Para este retorno, nós apoiamos a cooperativa e solicitamos a gratuidade por entendermos que este é, além de negócios, um espaço de lazer para todas as famílias. A exposição de Conquista é uma das maiores festas do agronegócio da Bahia, e todos nós estávamos com saudade”, destacou Sheila, lembrando que a Prefeitura também está garantindo o horário do transporte coletivo até a meia noite, durante os cinco dias de evento.

Isaac Figueira

A expectativa da Coopmac é de um público de mais de 20 mil pessoas por dia, com um volume de negócio de cerca de R$100 milhões. O presidente da Coopmac, Isaac Figueira, agradeceu a parceria da Prefeitura em seu pronunciamento, enaltecendo o trabalho de toda equipe de governo que não mediu esforços para que o retorno do evento fosse possível.

“A população de Vitória da Conquista tanto pediu o retorno desse evento que trabalhamos arduamente, mas que só foi possível porque contamos com o apoio da Prefeitura. Se o poder público continuar nos apoiando, em 2025, estaremos de volta com mais novidades e ainda mais preparados para superar as expectativas. Contamos com todos vocês para juntos fazermos uma festa grandiosa e memorável” declarou Isaac.

O deputado estadual, Tiago Correia, que é membro da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, parabenizou à Coopmac pelo retorno do evento, e à Prefeitura pelo apoio irrestrito. “Parabéns à prefeita Sheila Lemos, que, junto com a Coopmac, devolve essa pujante festa para a nossa cidade. Cada vez que venho a Vitória da Conquista, fico mais surpreso. Cada dia, uma obra diferente, a cidade é um canteiro de obras. E eu acho que é nesse rumo, devolvendo a nossa exposição, dando força ao setor produtivo, reconstruindo a nossa cidade, que nós vamos chegar em frente”, afirmou.

O vereador Hermínio Oliveira também destacou a  tradição da Exposição de Vitória da Conquista, que estava fazendo falta, mas agora está de volta. “Parabéns à  Coopmac por esse resgate. Foram cinco anos sem esse evento. O Parque de Exposições Teopompo de Almeida está lindo. Esta será, sem dúvida nenhuma, a festa mais bonita da cidade, que gera empregos diretos e indiretos e faz a nossa economia rodar”.

Amanda, Daniel e Isis

O retorno da exposição também foi comemorado por Amanda Rodrigues Ferreira, seu esposo, Daniel Silva Dias, e seu filho, Isis. “Eu sempre vim desde criança, fiquei sentida quando ficou sem o evento. Eu adoro a parte dos animais, do parque, tudo. Fiquei super feliz por estar retornando. Acho que é um evento importante para a cidade. É a cara da nossa cidade e, com o frio de junho, ficou ainda melhor” ressaltou Amanda.

Estande da Prefeitura na Exposição

Após a cerimonia, o evento continuou no estande da Prefeitura, onde a população pôde se informar sobre as ações do Governo Municipal, com atendimento das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas para as Mulheres, e Gabinete Civil.

Além dos serviços ofertados no estande, a Prefeitura também está ofertando atendimento em saúde no posto médico da Secretaria Municipal de Saúde, a organização do trânsito no entorno do parque, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iluminação e limpeza pública, com a Secretaria de Serviços Pública, e orientações quanto à prevenção e erradicação do trabalho infantil, com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Presenças

A cerimônia de abertura contou também com as presenças de toda a diretoria da Coopmac, da equipe do Governo Municipal, entre eles, o secretário Desenvolvimento Rural, Breno Farias, e o chefe de Gabinete Civil, Lucas Dias, do diretor de Desenvolvimento da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, Francisco de Assis Pinheiro Filho, do representante da Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, Alex Coelho, e representantes dos bancos Nordeste, Caixa e Sicoob.