O novo painel está sendo feito no muro do antigo Clube Social

As mãos do grafiteiro Cristiano Vilarino, o popular Tiano, já começaram a trabalhar no novo painel do projeto “A Voz do Muro” em Vitória da Conquista. Desde a última quinta-feira (12), Tiano dá cor ao muro do antigo Clube Social, na Praça Sá Barreto. Dessa vez, o artista se dedica na homenagem a outro artista, Altino Araújo*.

Para Tiano está sendo muito interessante retratar nos muros da cidade nomes da arte que fazem parte da história e da cultura conquistense. “Passei a conhecer outros artistas, a vida, a história, o contexto deles. Fazer esse tipo de trabalho, de artista para artista, é muito gratificante. Isso também enriquece o meu trabalho, pois tenho que fazer um estudo mais avançado de técnicas, por exemplo”, conta Tiano, que está reproduzindo neste painel e da sua forma referências da obra do artista homenageado.

J. Murilo, Cajaíba, Dona Dió, Miguel Côrtes e Geraldo Sol também foram os nomes lembrados nesta etapa do projeto. “Temos, na nossa curadoria, buscado homenagear nomes reconhecidos da história recente de Vitória da Conquista, nomes que contribuíram com a cultura regional e deixaram a sua marca”, explica a secretária de Cultura, Tina Rocha, sobre como foram selecionados os artistas homenageados. Zélia Saldanha, Paulo Mascena, Lêda Nova e Jorge Melquisedeque serão os próximos homenageados.

Apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Governo do Estado, o projeto “A Voz do Muro” tem como principais objetivos dar maior visibilidade aos artistas do grafite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembradas diariamente por quem transita por Conquista.

Nesta etapa, Tiano será o autor de 10 homenagens

*Com conhecimentos estendidos a vários campos de atuação, o renascentista Altino Araújo teve suas obras expostas em diversos locais de Conquista, sempre explorando nelas novas plataformas de expressão, tanto nas pinturas em tela com bico de pena, quanto em vitrais de grande proporção. Uma de suas artes de maior visibilidade é o vitral do Shopping Itatiaia, no centro da cidade. Os temas de suas obras eram variados, mas tinham como marca uma pomba.