Esaú Matos
Postado em 6 de julho de 2019 as 12:38:21
Programa foi um dos 36 trabalhos selecionados para representar a Bahia no evento
Quem participou da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que aconteceu em Brasília entre os dias 2 e 5 de julho, pôde conhecer o programa de rádio “A Hora do Bebê”, produzido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista há cinco meses. O programa foi um dos 36 trabalhos selecionados, do total de 158, para representar a Bahia no evento.
Participaram da comitiva conquistense, a apresentadora do programa, Daisy Andrade; a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira; e o diretor do Sistema Municipal de Auditoria, Avaliação e Controle do SUS, Alexsandro Costa.
“O fato de, em pouco tempo, um projeto que é feito dentro do hospital tomar uma proporção tão grande tem sido bastante significativo. Foi compensador ter vindo aqui, ter conhecido outros trabalhos e ver que esse é o primeiro programa do Brasil, realizado dentro de um hospital para tratar da primeira infância”, comentou Daisy, que falou sobre o programa durante a Mostra.
“Inclusive, estou feliz e animada porque outros municípios do Brasil nos procuraram para poder implementar dentro da rede deles um programa de rádio que comunique com os demais públicos. Estamos servindo de inspiração. E todo esse sucesso se dá também graças ao empenho de toda a comissão envolvida na elaboração do programa”, destacou.
A Mostra Brasil, aqui tem SUS é promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Esta foi a maior edição, ao reunir 500 experiências de todas as regiões do país. Os trabalhos foram apresentados e mediados por debates em torno dos desafios de manter o SUS vivo e efetivo diante das necessidades da população.
O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Ceccim, foi um dos comentaristas da Mostra e acompanhou a apresentação sobre “A Hora do Bebê”. Segundo ele, que é da área de Educação em Saúde/Saúde Coletiva, “do ponto de vista da Comunicação e Saúde o programa é uma experiência bastante positiva e meritória a ser aprendida por outros municípios”.
“Achei muito importante a apresentação desse trabalho porque é um hospital que consegue mostrar o cuidado com as pessoas, as crianças, que são um alvo importante. O programa mostra que não é só dentro do hospital que elas são cuidadas, mas também quando estão em casa, na rua. E a rádio está ali para passar a informação de uma maneira dialogada, criativa, brincando”, completou o professor.
A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, também comentou a respeito do reconhecimento recebido pelo programa. “É uma experiência que está dando certo em nosso município e é muito bom poder dividir isso com as secretarias de outras cidades. Parabenizo toda a equipe envolvida na elaboração e execução desse projeto, pois, é devido ao empenho de todos que essa iniciativa vem dando tão certo”, assegurou.
Sobre o programa – “A Hora do Bebê” vai ao ar todas as quartas-feiras, a partir das 13h, na Uesb FM (97,5). Além de Daisy, ele é apresentado por Célio Santos e informa os ouvintes sobre a primeira infância. Destaque para os quadros: ‘A Hora do Blablaês’, ‘A Hora do Chocalho’, ‘A Hora da História’, ‘Agendinha Cultural’, ‘As Fernandicas’ e o ‘Repórter BB’.