Na tarde dessa quarta-feira, 25, os alunos do 7º ano da Escola Municipal Antônio Machado Ribeiro, localizada em São João da Vitória, visitaram o Museu Regional Henriqueta Prates, que fica na Praça Tancredo Neves. A atividade faz parte do projeto “A Escola vai ao Museu”, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, via Secretaria Municipal de Educação, com cerca de 250 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.

O museu funciona no casarão centenário onde Henriqueta Prates dos Santos viveu por algumas décadas e recebe anualmente 10 mil visitantes.

Jeane Pires

A casa possui um acervo de 386 peças, entre obras de artistas plásticos regionais, objetos da cultura popular local, fotografias e peças de mobiliários antigos. Informações que enriquecem o aprendizado dos estudantes, como explica a professora de História Jeane Pires. “Desde o ano passado, estamos trabalhando esta temática com os alunos na disciplina de História, com a finalidade de destacar a importância da preservação da memória, de documentos e de objetos antigos. Um conhecimento que será transmitido para a comunidade onde eles moram e, futuramente, para seus filhos”, explicou.

Milena Nascimento

O aprendizado no museu está condicionado à experiência individual do visitante e das circunstâncias em que ocorreu a visita. Para a estudante Milena Nascimento, 13 anos, foi uma grande chance de ampliar seus conhecimentos. “Ao visitar o museu, temos a oportunidade de conhecer vários objetos que já foram utilizados no passado. É muito bom e interessante termos acesso a esse espaço e descobrir a sua importância histórica para a cidade. Farei questão de visitar novamente a casa”, disse.

Em novembro, acontecerá a culminância do projeto com a montagem de um museu na escola, que será aberto à comunidade para visitação. Até lá, os estudantes terão que coletar objetos antigos na localidade onde moram, pesquisar origens e funcionalidades dos materiais encontrados, por meio de entrevistas com seus avós e pessoas mais antigas da região e fazer produções textuais.

Mais informações –Criado em 11 de outubro de 1991, o Museu Regional Henriqueta Prates possui traços característicos dos padrões arquitetônicos originais preservados, baseados em tradições urbanísticas portuguesa do século 18. Seu objetivo é preservar a memória sociocultural e histórica e valorizar as expressões artísticas geradas no município de Vitória da Conquista, por meio da conservação, pesquisa e exposição de objetos e peças que retratam o significado histórico de épocas passadas e sua representação no tempo presente.

O museu possui uma biblioteca, formada por 755 títulos e 1.096 exemplares, e uma hemeroteca, composta de jornais e periódicos antigos, alguns das primeiras décadas do século 20. Há ainda uma videoteca com fitas e DVDs para serem assistidos nas dependências do Museu Regional.