Hoje, se um cidadão vai até o posto de saúde para se vacinar, por exemplo, é necessário que ele apresente o Cartão Nacional de Saúde (CNS), mais conhecido como Cartão SUS. É um documento que identifica cada usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma numeração individual e única em todo território brasileiro.

Se o usuário está com o cartão SUS em mãos, facilita e agiliza o acesso aos serviços da rede de atenção à saúde do seu município ou, caso seja atendimento de urgência e emergência, pode ser assistido em qualquer estabelecimento de saúde do SUS em todo país.

Em Vitória da Conquista. o cadastro é feito pelos profissionais do serviço em menos de 15 minutos apenas para população residente do município. “Se for para menores de idade, é necessário apresentar comprovante de residência do município de origem em nome dos pais, certidão de nascimento e CPF. Para maiores de idade, é preciso do comprovante de residência em nome do usuário, para ficar claro que ele reside no município, documento de identidade e CPF”, explica Edilene Santana, gerente do do serviço de Cadastro do Cartão SUS no município.

Se você mudou de endereço ou de município recentemente, é preciso atualizar a situação cadastral do cartão SUS junto ao serviço, apresentando um comprovante de residência recente e documentação pessoal.

O cartão é um instrumento necessário para avaliação, gestão e organização da rede de atenção à saúde, por meio acesso da base nacional de dados de cada cidadão. Dessa forma, todos os procedimentos realizados pelos usuários por meio do SUS ficam registrado nessa base.

Ainda de acordo com a gerente, é importante que todo cidadão que reside em Vitória da Conquista tenha esse cadastro, porque ele não serve apenas para os usuários do SUS, mas também para as pessoas que tem convênios de saúde. “É necessário para quase todos os serviços, inclusive para os serviços particulares, porque eventualmente o cidadão poderá precisar de atendimentos de média e alta complexidade e possuindo o cartão, proporciona mais agilidade no serviço”, esclarece Edilene.

O serviço do Cartão SUS funciona dentro do Centro Cultural Glauber Rocha, das 7h às 17h, sem intervalo.