Notícia Destaque
Postado em 20 de outubro de 2014 as 14:54:00
Nessa terça-feira, 21, às 14h, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), acontecerá o seminário técnico para lançamento oficial do projeto “Atenção à Saúde para Hanseníase em Áreas de Alta Endemicidade nos Estados de Rondônia, Tocantins e Bahia: Abordagem Integrada de Aspectos Operacionais, Epidemiológicos (espaço-temporais), clínicos e psicossociais” – Projeto Integrahans. A iniciativa é financiada pelo Edital nº 40/2012 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração de 3 anos.
O Integrahans visa promover o desenvolvimento humano e social, respaldado pelas políticas nacionais de ciência e tecnologia do país e do estado, o que permitirá a criação de espaços de formação profissional de relevância estratégica para qualificar as ações planejadas no setor de Saúde. Na Bahia, nessa primeira etapa, estão sendo contemplados os municípios de Tremedal e Vitória da Conquista que, apesar da endemicidade moderada da doença, está no projeto por conta de sua posição estratégica como polo de saúde da região sudoeste do estado.
Entre outros, participam do evento dessa terça-feira, 21: o professor da Ufba, Alberto Novais Ramos Júnior; a pesquisadora e consultora, Maria de Jesus Freitas de Alencar; a assessora da Netherlands Hanseniasis Relief (NHR) Brasil, Margarida Maria Araújo Praciano; o representante nacional da NHR Brasil, Duane Hinders; e o coordenador do programa Municipal de Hanseníase de Picos (Piauí) e representante da ordem de MALTA, Gilberto Valentim.
Oportunidade – Segue aberto até o dia 24 o prazo de inscrição de propostas voltadas para melhoria na qualidade de vida e reabilitação das pessoas atingidas pela hanseníase e outras doenças para financiamento da Organização Não Governamental (ONG) NHR Brasil. As propostas selecionadas serão contempladas com até R$ 25 mil para implantação até 2015. Confira aqui mais informações.





