Desenvolvimento Social
Postado em 30 de setembro de 2014 as 10:00:15
A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Transparência e Controle, realiza nesta semana um seminário de capacitação voltado às entidades que integram a Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. A atividade contempla também membros dos conselhos municipais de Assistência Social (CMAS) e do dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
“O objetivo é capacitar os representantes de instituições não governamentais sobre formas de captação de recursos públicos para ações e projetos e também sobre a prestação de contas”, afirma a coordenadora da Rede de Atenção, Eslange Silva. A Rede funciona como uma articuladora entre as 43 instituições que a compõe e o poder público municipal.
De acordo com a coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Transparência e Controle, Mirlane Ferraz, orientar as entidades é um compromisso constante do Governo Participativo. “Esse é um cuidado permanente que temos, pois o que a gente percebe é que falta às entidades conhecimento de saber onde procurar recursos e como fazer”, destaca a coordenadora que falou aos participantes sobre captação de recursos e sobre o Marco Regulatório das Entidades Sem Fins Lucrativos.
As mudanças e atualizações de leis que regem o sistema de prestação de contas dos órgãos públicos exigem a atenção dessas instituições e, portanto, momentos de capacitação. “Conhecer melhor quais são as normas que estabelecem as formas de convênios e parcerias torna mais fácil para que se firme convênios e contratos e, no final, faça uma prestação de contas de qualidade”, acredita o diretor da Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Gilmar Lima, que é um dos participantes da capacitação.