Notícias
Postado em 26 de setembro de 2014 as 14:33:14
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a capacitação em Aconselhamento, Abordagem Sindrômica e Transmissão Vertical para 40 profissionais de saúde que atendem na Rede Básica do município. A atividade acontece, entre os dias 22 e 26 deste mês, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família.
A capacitação é realizada anualmente pelo Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav). A proposta é atualizar os profissionais que atuam em maternidades, no Programa de Saúde da Família/PSF, na Vigilância Epidemiológica, no Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA e no Serviço de Assistência Especializada/SAE. Durante o curso, além de serem abordados temas relacionados ao diagnóstico das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), também foram abordadas questões sobre Bioética e Direitos Humanos.
A capacitação tem duração de 40 horas e tem como facilitadores os profissionais do Caav. Segundo a bioquímica Teresa Moraes, um dos pontos discutidos durante o curso é a descentralização das ações de detecção e tratamento das DSTs. “Com este curso, nós buscamos instrumentalizar os profissionais da Rede Básica para o tratamento dessas doenças, objetivando a descentralização das ações. Essa iniciativa ajuda na identificação dos casos em cada território”, explicou Teresa.
A enfermeira da equipe do Consultório na Rua, Ialane Monique Vieira, aprovou a capacitação. Segundo ela, a atividade é de grande relevância social. “Esse curso está nos instrumentalizando para atender ao público da melhor forma possível”, declarou.
Para a enfermeira da Policlínica de Atenção Básica São Vicente (CAE II), Itaynã Barbosa Souza, a capacitação é uma oportunidade de aprimoramento. “Nós estamos aprofundando nossos conhecimentos para atender aos usuários de forma integral e de forma preventiva para evitar complicações com relação a essas doenças”, comentou.
Além dos profissionais de saúde do município, o Caav também vem estabelecendo parcerias com outras cidades por meio do Projeto “Bons Vizinhos”. Com essa parceria firmada, o serviço ofereceu, já na primeira quinzena do mês de setembro, uma capacitação para 40 profissionais de saúde de Brumado e demais cidades da região. No final do mês de outubro, será realizado um curso para os profissionais da Atenção Básica dos municípios que pertencem a 20a Diretoria de Saúde (20ª Dires).