Cultura
Postado em 25 de setembro de 2014 as 12:00:21
Desde a primeira edição, em 2004, a Mostra homenageia pessoas ou projetos audiovisuais de grande representatividade do meio cinematográfico
A Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema, uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), será realizada, este ano, entre os dias 12 e 17 de outubro. Desde a sua criação, em 2004 – além das exibições de filmes brasileiros e do oferecimento gratuito de cursos e oficinas – a Mostra Cinema Conquista já prestou homenagens, por meio de painéis e exposições, a pessoas ou projetos audiovisuais de grande representatividade do meio cinematográfico.
Neste ano, em sua 10ª edição, não poderia ser diferente. Dois importantes nomes para a área cinematográfica serão homenageados: Geraldo Sarno, cineasta e documentarista de relevante contribuição para a identidade do cinema brasileiro, e João Sampaio, jornalista e crítico de cinema, que dedicou o seu trabalho à defesa e à divulgação do audiovisual, tanto na Bahia quanto no país.
Exposição “Tudo isso me parece um sonho”– Com o nome de uma importante obra da filmografia de Geraldo Sarno, a Exposição que o homenageia destaca sua contribuição ao cinema nacional. Nascido em Poções, Geraldo Sarno faz parte de uma geração marcante de cineastas baianos e se consolidou como referência no audiovisual do país, recebendo diversos prêmios como diretor e roteirista. Obras renomadas como Coronel Delmiro Gouveia (1977), Tudo isso me parece um sonho (2008) e O último romance de Balzac (2010) fazem parte do seu portfólio, que atribui ao cinema espaço de reflexão e ação sobre o sertão, seus personagens e modos de vida.

João Carlos Sampaio, jornalista e crítico de cinema falecido este ano, homenageado na 10 edição da Mostra
Painel “Um assistente do auxiliar de lanterninha na empresa Cinema” – O Painel traz a história do jornalista e crítico de cinema João Carlos Sampaio, que, há três anos, passava a fazer a curadoria da Mostra Cinema Conquista. Nesse período, o curador trouxe ao evento toda a intimidade, paixão e sabedoria que tinha pelo cinema. Além disso, integrou mesas e coordenou debates.
Em maio deste ano, o jornalista faleceu em Recife, deixando um legado não só para o evento como para todo o cenário cinematográfico do país. Pesquisador, João Carlos Sampaio atuou na análise fílmica por mais 15 anos e colaborou com projetos de difusão do cinema brasileiro, incluindo atividades cineclubistas. Integrou júris dos mais importantes eventos de audiovisual do país e participou da seleção de obras, como curador de vários festivais, como o Panorama Internacional Coisa de Cinema e a Mostra Cinema Conquista.
A Exposição e o Painel estarão disponíveis para visitação no Centro de Convenções Divaldo Franco, durante todos os dias de programação da Mostra Cinema Conquista – Ano 10, das 10 às 23 horas.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Mostra Cinema Conquista