Notícias
Postado em 12 de setembro de 2014 as 10:00:03
Quando o assunto é manter a cidade limpa, a responsabilidade é de todos. Por isso, na noite dessa quinta-feira, 11, foi realizada, na Escola Municipal Álvares de Azevedo, a abertura do Seminário Multidisciplinar no povoado de Xavier, com a temática: “O planeta pede socorro, pois o lixo destrói a vida”. O evento é uma iniciativa da Associação de Moradores da localidade.
Durante o seminário, serão realizadas palestras e discussões acerca de temas relacionados ao lixo, bem como elaboradas propostas que serão apresentadas para a Administração Municipal. “Temos uma coleta de lixo regular, mas é muito importante que, cada morador, tome consciência de sua responsabilidade no cuidar do meio ambiente. Essa é a nossa grande tarefa”, explicou a presidente da Associação de Moradores da localidade, Vitória dos Santos.
Para o prefeito Guilherme Menezes, a realização de um seminário que aborda a questão do lixo é de extrema importância. “Sinto-me muito honrado em poder participar de um seminário como esse, que busca refletir e conscientizar sobre a responsabilidade de cada pessoa com o cuidado com o meio ambiente. O escritor Leon Tolstói dizia: ‘se você quer pintar o universo, come por sua casa’. Então, toda revolução começa dentro da gente, com atitudes aparentemente simples como essa aqui”, realçou o gestor.
O seminário agradou os participantes. Para a monitora escolar, Daiane dos Santos, iniciativas como essa só têm a contribuir para o bem-estar da comunidade. “Achei muito importante a realização desse seminário porque vai nos ajudar a ter mais consciência em relação ao lixo que a gente produz. Sou monitora escolar e busco sempre realizar com os alunos oficinas de material reciclado para que eles aprendam desde cedo o cuidado que devemos ter com o meio ambiente”, disse.
O prefeito concluiu, afirmando: “Vocês estão dando um grande exemplo para Vitória da Conquista. E, esse exemplo deve ser multiplicado. Tenho certeza que daqui sairão muitas ideias e projetos para serem disseminados em outras localidades”.
Também participaram da abertura do seminário, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo e o coordenador de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Agricultura, Noeci Salgado.