Notícia Destaque
Postado em 10 de setembro de 2014 as 10:30:53
e atualizado em 12 de setembro de 2014 as 09:57:37
O povoado de Cabeceira, localizado na região do distrito de José Gonçalves, foi beneficiado, nessa terça-feira, 9, com uma iniciativa da Prefeitura Municipal: a entrega do novo Posto de Saúde da localidade. A solenidade contou com a participação da comunidade, do prefeito Guilherme Menezes e demais membros do Governo Municipal, entre eles, o secretário de Agricultura, Odir Freire, do presidente da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, Edilberto Amorim, e dos vereadores Ricardo Babão e Florisvaldo Bittencourt.
Durante o evento, o prefeito ressaltou o compromisso acordado com a comunidade de transformar aquele espaço, que abrigava antigamente a escola do povoado, num local propício para o atendimento em saúde. “Nós viemos aqui e assumimos o compromisso e, hoje, depois da entrega da escola, estamos entregando um posto com todas as condições para um bom atendimento e que beneficiará a equipe de saúde e a comunidade atendida”, enfatizou.
Com a reforma do espaço, o posto de saúde dispõe de uma infraestrutura composta por dois consultórios; salas de vacina, de procedimento e de espera; copa; depósito; e sanitários. “Para mim, hoje é um dia de alegria. A gente precisava desse posto que possibilitará um melhor atendimento”, comemorou a agente rural da comunidade de Cabeceira, que há 28 anos atua na comunidade, Maria da Conceição Xavier.
Desde 2009, o Governo Municipal investe na reestruturação do atendimento em saúde na zona rural, com reformas, ampliações e edificações de novos postos de saúde, que já beneficiaram 45 povoados. Está em fase de licitação a construção de mais 15 postos. “Esta tem sido a rotina da gestão municipal, que tem buscado oferecer atendimento em saúde de qualidade para toda a população do município”, enfatizou a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.
O posto servirá ao atendimento das 195 famílias que moram na localidade, que são acompanhadas pela equipe de Saúde da Policlínica de Atenção Básica São Vicente (CAE II) e por uma agente comunitária e uma agente rural de saúde. “Este posto era nosso sonho, uma luta de toda a comunidade; estamos felizes com mais este benefício”, afirmou a agente comunitária de saúde, Silvanda Chaves, que trabalha há 17 anos na comunidade.
O aposentado Deotildes Pires tem 70 anos. Ele nasceu e foi criado no povoado de Cabeceira e tem certeza que o atendimento com esse novo posto ficará ainda melhor. “Agora vai ficar bem melhor, mais organizado”, enfatizou.
Para o vereador Ricardo Babão, acompanhar essas entregas na zona rural é motivo de muita satisfação. “Temos visitado toda a zona rural e visto o trabalho do Governo Municipal em todos os lugares. Tenho orgulho de poder acompanhar as ações dessa gestão que valoriza o homem do campo”, ressaltou.
Já o vereador Florisvaldo Bittencourt lembrou a importância do posto para a comunidade. “Parabenizo a Prefeitura por ter feito este importante investimento e a comunidade por ter conquistado este posto que beneficiará a todos”, destacou.
E dando continuidade à entrega de postos de saúde na zona rural, na próxima quinta-feira, 11, será a vez do povoado de Itapirema receber, da Prefeitura, um novo posto.