Na tarde dessa segunda-feira, 11, policiais militares visitaram a sede do Programa Conquista Criança para conversar com os educandos atendidos pelo programa sobre prevenção e combate às drogas. A ação contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Valdemir Dias, de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e de Administração, Gildásio Silveira.

De acordo a diretora de Proteção Social Especial  de Média e Alta Complexidade, Kátia Silene Freitas, esse foi um momento preventivo com o objetivo de informar. “A parceria com a Polícia Militar fortalece o trabalho do programa com orientações sobre drogas, principalmente, sobre o álcool”, disse.

Representando o prefeito Guilherme Menezes durante a visita, o secretário Gildásio Silveira falou sobre os novos desafios do Conquista Criança. “Esse é um dos principais programas do Governo Municipal, por sua inserção e por sua abrangência. Ele precisa estar sintonizado com os desafios modernos, visando atender um maior número de educandos e de famílias, proporcionando as melhores condições de segurança e de formação do ser para a sociedade”, disse Silveira, que comemora a parceria com a PM. “A polícia já tem ações bem-sucedidas e que podemos fazer uma boa junção”, completou.

Responsável pela palestra dada às crianças, o tenente-coronel Ivanildo da Silva, comandante do 9º Batalhão, disse que a PM tem buscado fazer parceria com as diferentes instituições sociais que atuam na Bahia. “Atendemos com muita felicidade a esse convite, principalmente pensando nessas crianças para que tenham um futuro melhor e para que sejam homens e mulheres de bem”, disse. Durante a visita, o tenente-coronel agradeceu o convite do Governo Participativo e colocou-se à disposição para implantar no Conquista Criança o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Saiba mais – O Proerd é um projeto criado nos Estados Unidos que foi implantado na Bahia, em 1983, com o objetivo de trabalhar o combate às drogas com crianças e adolescentes dentro das escolas. O trabalho é realizado com jovens de 12 a 17 anos dentro das salas de aula e em parceria com as famílias. “Esse programa chega como reforço para as escolas e para as famílias, por resgatar o seu real papel, e para a própria polícia, que mostra o seu trabalho educativo voltado também para o social. O resultado tem sido muito positivo, pois temos alcançado muitas famílias e muitas crianças”, disse o capitão Alexandre Rodrigues, responsável pelo Proerd em Vitória da Conquista.

Além da palestra, a banda da Polícia Militar realizou uma pequena apresentação, animando todos os presentes.

Vida Transformada – Durante a visita, a costureira Renata Santos, que participou do Conquista Criança, deu um depoimento sobre a experiência e a importância do programa para a sua vida. “Aqui eu encontrei a oportunidade que meus pais queriam para mim, mas não sabiam como me dá. Aprendi aqui a minha profissão. Eu gostaria que cada criança conhecesse o Conquista Criança como eu conheci. Este espaço foi para mim uma escola, um pai, uma mãe e um psicólogo. Foi o Conquista Criança que deu a definição da minha vida”, afirmou ela, que sonha em um dia voltar ao programa como educadora.