Ele costuma chamar os seus fãs, carinhosamente, de nação forrozeira. E atendendo ao chamado do “Forrozeiro do Brasil”, essa nação fez questão de prestigiar o cantor Adelmário Coelho na primeira noite do Forró Pé de Serra do Periperi, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Nem mesmo o frio que fazia na noite dessa quarta-feira, 18, foi empecilho para que milhares de pessoas transformassem o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura num verdadeiro arraiá, embalado pelo autêntico forró pé de serra, ritmo do qual é um legítimo representante.

E se do seu trabalho emana o calor, a alegria e a força do povo nordestino, no repertório não podiam faltar sucessos consagrados ao longo de 20 anos de carreira, como “O Neném”, “Bahia, Forró e Folia” e canções entoadas por artistas que são suas referências musicais, como o mestre Luiz Gonzaga e Dominguinhos – o grande homenageado desta sexta edição do Forró Pé de Serra do Periperi. O público, de diferentes idades, acompanhava a apresentação no compasso do “dois pra lá, dois pra cá”, dançando coladinho ou separado.

“Ao ver a grade de programação, eu fiquei feliz”, afirmou Adelmário

“Fico muito feliz em participar pela primeira vez aqui – em uma casa nova, num espaço novo”, contou Adelmário. O cantor enalteceu a iniciativa da Prefeitura de valorizar o forró tradicional: “Ao ver a grade de programação, eu fiquei feliz porque é uma grade genuinamente com o forró pé de serra e isso me deixou muito contente. Por isso, é uma satisfação plena estar em Vitória da Conquista e poder interagir com esse público maravilhoso”.

Se o artista achou o público maravilhoso, a recíproca foi verdadeira. As pessoas também comemoraram o fato de o Forró Pé de Serra do Periperi ter tido como primeiro artista convidado, Adelmário Coelho. “O melhor show de São João que eu já vi em Conquista foi esse aqui. Gostei muito e pude dançar bastante”, avaliou o comerciante Carlos Alberto Lima. Já a esteticista Vilma Farias, o show superou as expectativas. “Foi lindo! Muito melhor do que eu esperava. Está tudo ótimo aqui no Forró Pé de Serra”, afirmou.

Preservação da cultura – Após o show, o cantor Adelmário Coelho acompanhado pelo prefeito Guilherme Menezes, pelo secretário municipal de Cultura, Nagib Barroso e demais membros do Governo Municipal, visitou a Vila Junina e o Memorial do Forró – que, este ano, homenageia Dominguinhos. O cantor que celebra, por meio de suas músicas, a memória afetiva da cultura e dos ritmos nordestinos, encantou-se com o que viu.

“Estou muito emocionado. Essas réplicas que estamos vendo aqui sobre nossa cultura são lindas e vão proporcionar à população uma melhor compreensão das nossas tradições”, assegurou. Ainda em sua fala, Adelmário destacou a iniciativa da Administração Municipal em valorizar a cultura. “Estou feliz de ver esse gesto de uma Administração que se preocupa com a cultura, com a preservação, a manutenção e a amplificação dessa nossa cultura. Cada gesto desse é uma atitude que deve ser abraçada por todos nós. Esse exemplo aqui me deixa entusiasmado, é um ótimo exemplo e nós vamos sair pelo Brasil afora divulgando que em Conquista a cultura é fortemente valorizada”, completou.