Pontos em discussão como inclusão, acessibilidade e envolvimento da sociedade foram destaques no encontro

Com o firme propósito de garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência física, representantes da Administração Municipal se reuniram para debater formas de fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse público. O encontro aconteceu no Gabinete Civil, nessa quarta-feira, 11.

Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes falou sobre a importância da reunião no que se refere a discutir estratégias para a acessibilidade. “Por meio de encontros como esse, vamos intensificar a atenção voltada para a inclusão social como um todo”, explicou o gestor. A ideia é formar um núcleo permanente de discussão.

A professora ligada à Secretaria Municipal de Educação, Rozilda Magalhães, destacou que, em 5 anos, Vitória da Conquista teve um avanço em relação à inserção de alunos surdos em escolas regulares de ensino. “Hoje, são 48 alunos com surdez matriculados. É um um passo importante na educação municipal”, ressaltou.

Entre outros membros do Governo Municipal, também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Política Nacional de Inclusão – Em 2013, Vitória da Conquista aderiu ao Plano Viver Sem Limite, do Governo Federal. Executado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o plano visa implementar novas iniciativas e intensificar ações desenvolvidas pelos governos em benefício das pessoas com deficiência.

Segundo resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2010, o país possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. Entretanto, o conjunto de ações visa alcançar todos os brasileiros, para que a inclusão realmente aconteça.