EMURC
Postado em 19 de maio de 2014 as 07:50:56
As atividades foram realizadas nesse domingo, 18, na Escola Municipal Lycia Pedral
Na Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), a política de prevenção de acidentes de trabalho é vista como parte integrante na rotina de produção. Ainda assim, com o intuito de reforçar amplamente a preservação dos funcionários, promovendo a saúde, a proteção e a integridade física, a Emurc promoveu a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho (3ª Sipat). Realizada desde a última quarta-feira, 14, com palestras e
orientações aos funcionários da empresa na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda de Desenvolvimento Econômico (Semtre), a Sipat encerrou as atividades nesse domingo, 18, na Escola Municipal Lycia Pedral.
Para finalizar essa 3ª edição, a Emurc preparou um “Dia de Campo” com a oferta de serviços, sorteio de brindes, palestras, vacinação e lazer para os trabalhadores e suas famílias. “Embora seja uma obrigação legal da Emurc realizar este encontro, a gente percebe o zelo com que todos os debates, atividades e estudos foram conduzidos. Quando nós temos como slogan de Governo ‘ser humano em primeiro lugar’, os trabalhadores e os servidores da Prefeitura estão incluídos nessa experiência e nesse cuidado e é com esse objetivo, com esse esclarecimento e com essas orientações que a Emurc é hoje uma das empresas que menos tem acidentes de trabalho e onde não há nenhum registro de acidente grave com funcionários”, declarou o Chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, que na ocasião representou o prefeito Guilherme Menezes.
Durante o “Dia de Campo”, os trabalhadores da Emurc puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia, obter informações sobre plano odontológico e de telefonia móvel e sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Neste caso, a orientação foi repassada pela equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), que durante a atividade fez também a distribuição de preservativos.
O “Dia de Campo” é uma iniciativa da Emurc de integrar os funcionários e de proporcionar um dia diferenciado. “Desde quarta-feira realizamos palestras e hoje para finalizar a Semana estamos fazendo este encontro e reunindo tanto os funcionários quanto os seus familiares, mas enfatizando sempre a questão prevenção, pois é a melhor forma de cuidar da saúde e de humanizar toda a equipe de trabalho”, enfatizou a diretora-presidente da Emurc, Mércia Andrade.
Além da oferta de serviços de saúde, quem participou do encerramento da Sipat contou ainda com sorteios de brindes, serviços de beleza, como maquiagem e corte de cabelo, e com a distribuição de pipoca, algodão doce e de uma feijoada para fechar as atividades da manhã. Houve ainda no “Dia de Campo”, palestras sobre higiene bucal e segurança no trabalho, entre várias outras ações preventivas. “Hoje o objetivo é ter um dia bastante dinâmico e produtivo”, disse a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Lis Freitas.
Quem prestigiou a ação, afirmou que as discussões foram fundamentais, sobretudo, no que diz respeito ao reforço à atenção necessária à saúde no dia a dia de trabalho. Assim avaliou o encarregado de obras Joaquim Domingo dos Santos, funcionário da Emurc há quatro anos. “É uma atividade que é muito importante para a gente estar discutindo sobre segurança e sobre a prevenção de trabalho”, reiterou.
‘Patrimônio’ – O vereador Coriolano Moraes, representante do Legislativo conquistense, enfatizou durante o encerramento da Sipat a importância da Emurc para toda a cidade. “É uma empresa que hoje é um patrimônio do município, pois integra e faz intervenções muito importantes, como a construção dessa escola. A Emurc emprega, trabalha e gera renda para o desenvolvimento para Vitória da Conquista”, destacou o parlamentar.