Notícias
Postado em 9 de maio de 2014 as 16:15:58
Mães de bebês e crianças internadas no Hospital Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, têm um compromisso com a arte todas às terças-feiras, no período vespertino. Elas participam do Projeto Fazendo Arte.
A iniciativa foi criada com o objetivo de proporcionar integração das mães que estão acompanhando os filhos hospitalizados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), semi-intensivo e na enfermaria. O projeto proporciona às participantes o aprendizado de várias técnicas artesanais.
Para a psicóloga da Fundação, Naiala Carregosa, a ação gera inúmeros benefícios para as mães. “Muitas delas passam dias aqui, com tempo ocioso e preocupadas com o estado de saúde dos filhos, o que gera muito estresse e ansiedade. Por isso acreditamos que o Fazendo Arte proporciona para elas a possibilidade de criar coisas novas, lembrando sempre que elas têm uma vida fora daqui”, explicou.
A ministrante do curso, Itamara Brandão, conta que as participantes confeccionam produtos para uso pessoal, para os filhos e amigos. “É uma oportunidade para as mães expressarem, através do artesanato, os seus sentimentos e emoções”, disse.
As mães gostaram da iniciativa. Para a dona de casa, Paula de Jesus, que está com o filho hospitalizado há 60 dias, o projeto é muito legal. “Além de nos distrair, aprendemos muitas coisas novas”, destacou.







