Notícias
Postado em 9 de abril de 2014 as 17:34:06
Durante a reunião, será apresentado ao Poder Executivo o resultado da avaliação referente ao Plano Básico Ambiental
No início deste mês, gestores e técnicos municipais participaram do Ciclo de Oficinas sobre o processo de implementação do Plano Básico Ambiental (PBA) referente ao novo aeroporto de Vitória da Conquista. No ciclo, os gestores e técnicos discutiram quatro eixos temáticos: plano urbanístico de expansão sul; plano de integração e capacitação de mão de obra; plano de comunicação; e o plano de educação ambiental.
As oficinas representaram mais um passo para viabilizar uma ação compartilhada entre estado e município na implementação do Plano Básico Ambiental, destacando as responsabilidades e as potencialidades das diversas esferas governamentais na construção de ações colaborativas.
“As oficinas cumpriram o seu objetivo, com uma equipe da Prefeitura muito comprometida e engajada, que mostrou competência e interesse. Teremos um PBA muito melhor do que pensávamos”, declarou a arquiteta urbanística da empresa Hydros Engenharia, Liana Viveiros.
Durante o ciclo, os gestores fizeram uma avaliação do Plano Básico Ambiental referente aos quatro eixos temáticos discutidos e o encaminharam ao Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). O resultado da avaliação será apresentado ao Poder Executivo de Vitória da Conquista no próximo dia 15 de abril. O local e o horário da apresentação ainda estão sendo definidos.
Garantias ambientais – O Plano Básico Ambiental consiste em um conjunto de ações e condicionantes que vão possibilitar as garantias ambientais necessárias no processo de implantação do novo aeroporto. Ele apresenta importantes instrumentos de gestão, uso e ocupação do solo e qualificação paisagística. “Vejo com muita felicidade, mais uma vez acontecendo aqui, no âmbito do município, uma etapa tão importante para a construção do novo aeroporto. Pois, a construção de um equipamento como esse tem que ocorrer, observando todos os impactos e as medidas preventivas, como tem sido pensado desde o primeiro momento”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.
Além da equipe do Governo Municipal, também participaram do Ciclo de Oficinas diretores e técnicos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), da empresa Hydros Engenharia e Planejamento e do consórcio Top/Paviservice. Conforme o prefeito, além dessas instituições, toda a sociedade conquistense será envolvida no diálogo referente ao Plano Básico Ambiental. “As discussões envolverão toda a comunidade, principalmente aquela da vizinhança do novo aeroporto”, certificou o gestor.
O novo aeroporto de Vitória da Conquista é uma demanda antiga da população, que se torna mais urgente frente ao acelerado desenvolvimento de Vitória da Conquista. A área escolhida para a construção do equipamento fica no povoado de Pé de Galinha, a 7 km de Vitória da Conquista. “O Governo Federal mostrou vontade política de estar investindo em infraestrutura, em portos, aeroportos, rodovias, saneamento básico, entre outros. E Vitória da Conquista está sendo contemplada com esse novo aeroporto, como já foi com o saneamento básico e com o Programa Luz Para Todos”, declarou o prefeito.