Notícias
Postado em 22 de outubro de 2026 as 18:28:30
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou, nesta quinta-feira (22), a reposição de aproximadamente 1.800 metros de cabos elétricos furtados na região dos fundos do Boulevard Shopping. Além de comprometer a infraestrutura pública, a ação criminosa exige a utilização de recursos municipais para recuperar estruturas que já haviam recebido investimentos.
Nesta primeira etapa, as equipes trabalharam na reposição da fiação furtada. Os serviços terão continuidade nesta sexta-feira (23), com o fechamento da rede elétrica e a lacração das caixas de passagem, medidas destinadas a dificultar o acesso à estrutura e reduzir o risco de novos furtos.
Os recursos necessários para recuperar essas estruturas poderiam ser aplicados na manutenção e na melhoria de outros equipamentos e serviços públicos. A reincidência dos furtos também exige a mobilização frequente de equipes municipais, que precisam retornar a locais onde os serviços já haviam sido executados.
Furtos recorrentes
Nos últimos meses, diferentes espaços públicos de Vitória da Conquista foram alvo de furtos de fiação elétrica. Em setembro, a Praça Norberto Aurich, no bairro Patagônia, voltou a registrar ocorrências menos de duas semanas após a reposição dos cabos furtados anteriormente. Somente no dia 11 daquele mês, a estrutura elétrica da praça já havia sido danificada pela terceira vez na mesma semana.
A situação comprometeu a iluminação do espaço e prejudicou atividades esportivas e de lazer, incluindo jogos no campo sintético, na quadra e atividades físicas realizadas por idosos. Diante da reincidência, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social anunciou o reforço das rondas da Guarda Municipal e informou que a implantação de monitoramento na praça estava sendo avaliada.
Ainda em setembro, a Prefeitura realizou a reposição de cerca de 400 metros de fiação elétrica no Campo da Creche, também no bairro Patagônia, após novos furtos deixarem o equipamento esportivo sem iluminação. Entre as medidas anunciadas para dificultar novas ocorrências está a substituição dos postes metálicos por estruturas de concreto, permitindo a instalação de uma rede aérea no local.
Outras áreas da cidade, como a Avenida Brumado, a Lagoa das Bateias e a região da Rio-Bahia, também já registraram ocorrências semelhantes.









